Em Bonito, Parque Ecológico Rio Formoso se destaca pela segurança e sustentabilidade com atividades em meio à natureza

Parque Ecológico Rio Formoso oferece aos visitantes a chance de viver momentos inesquecíveis em Bonito (MS)

Com atividades dinâmicas que envolvem terra, água e ar, o Parque Ecológico Rio Formoso oferece aos visitantes a chance de viver momentos inesquecíveis: como se refrescar na Lagoa Formosa, explorar trilhas, aproveitar o melhor da gastronomia regional e sentir a adrenalina das tirolesas. Localizado a sete quilômetros do centro de Bonito (MS), o atrativo é referência internacional em ecoturismo ao aliar segurança e sustentabilidade, sendo um dos poucos na região Centro-Oeste brasileira a ser considerado Lixo Zero e possuir o Selo ISO 21101 – certificação internacional voltada ao turismo de aventura.

Chegar ao parque é fácil: o acesso se dá pela rodovia MS-382, que liga Bonito a Guia Lopes da Laguna. Para aproveitar as atrações, é necessário apresentar o voucher de passeios emitido por uma agência local. O parque funciona das 8h às 17h, de segunda a domingo, com exceção das quartas-feiras na baixa temporada. Entre as experiências oferecidas, estão o Boia Cross, passeios a cavalo e o grande destaque, o “Formoso Adventure”. Esse roteiro imersivo na natureza inclui uma trilha até o mirante do Morro do Tamanduá com vista para a Serra da Bodoquena, descida por uma tirolesa de 520 metros, travessia por uma trilha suspensa com 22 plataformas entre as árvores e finaliza com uma flutuação no rio Formoso.

Em cada detalhe do funcionamento do espaço, a sustentabilidade é priorizada. Com 200 hectares dedicados à preservação ambiental, o local utiliza a geração de energia limpa, aplica a separação de resíduos e faz uso consciente da água. Segundo Bruno Leite Miranda, empresário e atual responsável pela gestão do Parque, a preocupação com o meio ambiente existe desde maio de 2001 quando o espaço foi inaugurado pela avó dele, Eza Jacques Monteiro Leite. O olhar visionário de Eza transformou a fazenda familiar, antes voltada à pecuária, na atração turística.

“Minha avó sempre teve uma ligação muito forte com o meio ambiente e com o turismo, então, ela não abriu mão de colocar o ‘Ecológico’ no nome da nossa empresa. Desde então, a gente vem trabalhando com as diretrizes que ela nos repassou, que é zelar pelas melhores práticas de inovação e sustentabilidade. Hoje as ESG estão na nossa política, que são um conjunto de práticas ambientais, sociais e de governança”, explica Bruno.

Recentemente, Bruno também participou da consultoria Menturis, oferecida pelo Sebrae com o foco em inteligência de mercado para empresas turísticas. O investimento em gestão e a adoção de boas práticas em sustentabilidade, fez com que o atrativo turístico se destacasse no gerenciamento de resíduos. Atualmente, 91,9% do que é descartado no Parque Ecológico do Rio Formoso é direcionado de forma correta para a economia circular, encaminhando somente cerca de 8% dos resíduos para os aterros sanitários como rejeitos. Essa operação fez com que o espaço fosse certificado pelo Instituto Lixo Zero Brasil, em fevereiro deste ano.

De acordo com o empresário, o trabalho desenvolvido traz um impacto positivo no território, pois gera renda para catadores de materiais recicláveis e envolve o município em ações para promover a conscientização ambiental e incluir a sociedade no processo. “Quando a gente fala em ecoturismo, temos que estar conectados com as comunidades, com o comércio. Então, fazemos palestras em escolas públicas sobre o que é um atrativo turístico e depois chamamos as crianças para virem conhecer. Também capacitamos jovens de 17 a 26 anos para atuarem como condutores turísticos pelo Forma PERF, um programa social de formação para esse público. Essa conexão do trade em sinergia com o poder público e a comunidade é o segredo do sucesso de Bonito. Conseguimos alavancar a cidade como um destino, pela força orgânica fruto dessa união e parceria constante”, ressalta Bruno.

A jornada percorrida pelo empresário à frente do Parque Ecológico do Rio Formoso consolidou o espaço como um atrativo turístico de referência. O local já foi reconhecido pelo Prêmio Travellers Choice, concedido pelo Trip Advisor, se posicionando entre os 10% melhores atrativos turísticos do mundo na preferência dos viajantes, além disso, também foi vencedor na categoria segurança do Prêmio Abeta Natural, concedido pelo Abeta Summit – Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura, organizado anualmente pela Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta).

“As premiações são reflexos do cuidado de nosso trabalho. Pretendemos investir cada vez mais no atendimento, para que aqueles que passarem por aqui tenham experiências positivas. Para que possam levar a nossa cultura de Bonito e da Serra da Bodoquena entendendo um pouco do bioma, da importância da preservação, do equilíbrio e da sustentabilidade”, comemora o gestor.

Destino turístico destaque

Por ser considerado um atrativo turístico de destaque em Bonito, as experiências trazidas pelo Parque Ecológico do Rio Formoso farão parte da programação complementar da Feira Internacional de Destinos Inteligentes (FIDI), realizada no município nesta semana, entre os dias 19 e 22 de março. O local estará disponível para receber o público e os interessados devem adquirir algum ingresso com o adicional “Pacote A: Natureza Ativa” no site da FIDI.

Com o foco em promover o diálogo sobre a inovação e sustentabilidade no turismo, o evento global é organizado pelo Instituto Cidades do Futuro na Argentina e coorganizado pelo Sebrae/MS e Governo do Estado, com o apoio do Sistema Fecomércio e da Prefeitura Municipal de Bonito. A iniciativa pretende reunir empresários, lideranças do trade turístico e gestores públicos para debater sobre o segmento e estratégias que posicionem os destinos latino-americanos no contexto internacional.

Mais informações sobre as ações promovidas pelo Sebrae/MS e parceiros com o foco no turismo podem ser obtidas por meio do site ms.sebrae.com.br ou pelo telefone 0800 570 0800.No início, o Parque Ecológico Rio Formoso oferecia apenas flutuação em um percurso de três quilômetros do rio, antecedida por dois quilômetros de caminhada, atraindo visitantes mais interessados em aventura. Para alcançar novos públicos, outras atividades turísticas precisavam ser implementadas e, nesse período, em 2012, Bruno assumiu o negócio da família. O empresário encontrou no apoio do Sebrae/MS, a ajuda necessária para lidar com essa nova fase.

Conectados com o que há de melhor 

Para oferecer um serviço turístico de excelência, alinhado aos altos padrões de qualidade do Brasil e do mundo, Bruno buscou aperfeiçoamento ao participar do Sebraetec, uma consultoria especializada em aprimoramento da gestão. Além de implementar um Sistema de Gestão da Segurança (SGS), que envolve treinamentos em primeiros socorros e salvamento aquático, por exemplo, juntamente com a manutenção contínua dos equipamentos. Esse trabalho resultou na certificação ABNT NBR ISO 21101:2014, voltada à segurança no turismo de aventura. 

Mudanças na infraestrutura do espaço também foram feitas: em 2018, foi construída a maior tirolesa de Mato Grosso do Sul no local – com 520 metros de percurso que mostram a beleza da Serra da Bodoquena. Com essa iniciativa, Bruno implementou o passeio “Formoso Adventure”, um ano depois, em 2019. Mais do que acompanhamento para a melhoria do negócio, com o apoio do Sebrae, o empresário também teve a oportunidade de conhecer boas práticas aplicadas por empreendimentos internacionais considerados referência no segmento por meio de missões técnicas para a Espanha e Nova Zelândia.