Duas pessoas foram presas em flagrante, nesta quinta-feira (10), em Belo Horizonte (MG), após sacarem valores de um benefício por incapacidade permanente (antiga aposentadoria por invalidez) obtido de forma irregular. Com os criminosos, foram encontrados e apreendidos o cartão do benefício, carteira de identidade falsa, os valores sacados, o extrato bancário do saque e o veículo que seria utilizado na fuga.
Para obter o benefício, eles falsificaram um documento de identidade de um beneficiário, possivelmente já falecido. Ambos os presos possuem antecedentes criminais por tráfico de drogas, estelionato previdenciário e associação criminosa.
Segundo a Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP) do Ministério da Previdência Social, a descoberta da fraude evitará um prejuízo estimado em mais de R$ 250 mil aos cofres públicos.
Os detidos foram autuados pela prática do crime de estelionato qualificado contra a Previdência Social, cuja pena varia de um ano a quase sete anos de reclusão.
Há 25 anos, a Força Tarefa Previdenciária é integrada pelo Ministério da Previdência Social e pela Polícia Federal, que atuam em conjunto no combate eficaz a crimes estruturados contra o sistema previdenciário. No Ministério da Previdência Social, cabe à Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social detectar e analisar os indícios de crimes e fraudes organizadas.
Ascom/MPS
Conheça as redes oficiais do MPS:
Instagram: https://www.instagram.com/minprevidencia/
Threads: https://www.threads.net/@minprevidencia
X (ex-Twitter): https://twitter.com/minprevidencia
Facebook: https://www.facebook.com/minprevidencia
YouTube: https://www.youtube.com/@minprevidencia