O prefeito de Amambai Edinaldo Luiz de Melo Bandeira conquistou a segunda colocação na categoria Inovação e Sustentabilidade do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE).
Roberto Racchtiune, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico foi quem representou o Chefe do Executivo na premiação que aconteceu durante a noite desta sexta-feira, 27 de maio, na Assembleia Legislativa, em Campo Grande.
“Nosso projeto vem para valorizar o empreendedorismo da nossa cidade, buscando alternativas e soluções para alavancar o comércio local e acredito que esse prêmio vem para valorizar iniciativas como essa e evidenciar o protagonismo do município. Então, enquanto gestão pública, ficamos felizes pois isso mostra que estamos cumprindo o nosso papel de melhorar o município e promover o desenvolvimento”, declarou o secretário.
O Prefeito Empreendedor é uma iniciativa do Sebrae Nacional e comtempla suas etapas Estaduais, com o intuito de valorizar os gestores e os projetos municipais que agregam e geram valor ao ambiente de negócios.
Participaram do XI PSPE, quinze municípios com vinte projetos inscritos em seis categorias estaduais: Cidade Empreendedora – Região Centro-Oeste, Desburocratização, Empreendedorismo na Escola, Inovação e Sustentabilidade, Marketing Territorial e Setores Econômicos e Sala do Empreendedor.
Os municípios concorrentes foram: Amambai, Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Jardim, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste, Sonora e Taquarussu.
Conheça o projeto destaque de Amambai
“Bom para viver, ótimo para investir” – vice-campeão na categoria Inovação e Sustentabilidade, o projeto tem a proposta de fortalecer a capacidade competitiva do comércio amambaiense por meio de um programa municipal de incentivos, estimulando a abertura, manutenção e expansão de empreendimentos locais, com foco na sustentabilidade econômico-financeira local e a geração de novos empregos; criando um ambiente favorável para os negócios.
Foram 44 ações de incentivos desde o ano de 2017, atendendo diretamente 37 empreendimentos. Destas ações, constam: oito locações de imóveis; dez doações de imóveis; cinco ações de incentivo financeiro e 21 processos de isenção de tributos.
Segundo dados do projeto, estima-se que as ações de incentivo tenham impactado diretamente na geração de pelo menos 50 empregos diretos, além da possibilidade de redirecionamento de recursos para outras prioridades, como fachada, estrutura de estacionamentos, aumento de salários e investimento em estoques. Além disso, ao longo de 2021, foram realizados pelo menos 37 eventos de cerimonias de inauguração e reinauguração de empresas.
Fonte: SECOM