22.9 C
Ponta Porã
quinta-feira, 17 de outubro, 2024
InícioEsportesDourados sedia o 1° IRT de Xadrez neste sábado

Dourados sedia o 1° IRT de Xadrez neste sábado

Enxadristas de Dourados e região se reúnem, neste sábado (20), a partir das 13h, para o 1° IRT (International Rating Tournament) de Xadrez, modalidade 12+3’. O evento acontece no Centro de Convenções, na avenida Guaicurus, com entrada gratuita.

O 1° IRT Dourados conta com suporte da FIDE (Federação Internacional de Xadres) e da CBX (Confederação Brasileira de Xadrez). A competição conta com 84 enxadristas inscritos, entre eles seis do Paraguai, entre homens e mulheres de todas as idades, inclusive alguns oriundos de projetos escolares que tiveram a inscrição franqueada pela organização.

De acordo com a programação, o início das atividades acontece às 13h com palestra com o Árbitro Internacional Danny Dávalos. Em seguida, às 13h30, acontece o Congresso Técnico dirigido pelo Árbitro Chefe, Inácio Roeder, do Clube Amigos do Xadrez de Ponta Porã, parceiro do evento, e imediato início da primeira rodada.

De acordo com as informações dos organizadores estarão representanto a cidade de Ponta Porã Antoine Meher, Rhayan Schonholzer Artur Roeder e Guilherme Roeder.

Ja representando a cidade de Pedro Juan Caballero, Paraguai, Abner Areco Edison Areco e Anthony Allvarenga..

O Inácio Roeder, de Ponta Porã que também foi um dos idealizadores do torneio junto aos orgãos competentes da modalidade com Confederação Brasileira de Xadre e a FIDE Confederação Brasileira de Xadrez e Federação Internacional disse que esta muito feliz com este importante evento que está difundindo cada vez o esporte em nosso estado.

Acrescentou que os garotos da fronteira fizeram uma boa preparação para conseguir bons resultados.

A competição marca também o início das atividades do Clube de Xadrez Dr André Luiz Carvalho Greff e, segundo Wilson Cézar Alves, um dos organizadores, colocado Dourados no mapa do Xadrez. “A partir desse momento, todos enxadristas de Dourados podem ter o seu ranking na FIDE e na CBX, o que acontecia muito pouco, já que poucos enxadristas tinham essa condição. É uma maneira de popularizar o Xadrez e possibilitar o praticante de disputar um torneio de alto nível”, completa.

Com informações do site AgoraMS