20.3 C
Ponta Porã
sexta-feira, 27 de setembro, 2024
InícioPolíciaDiretor-Geral da PF representa o Brasil na European Police Chiefs Convention (EPCC)

Diretor-Geral da PF representa o Brasil na European Police Chiefs Convention (EPCC)

Brasília/DF. Nos dias 24 e 25 de setembro, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, representou o Brasil na 14ª edição da European Police Chiefs Convention (EPCC), um dos principais eventos globais de cooperação policial internacional. 

Organizada pela Europol, em parceria com o Conselho da União Europeia, a conferência reuniu 50 países, discutindo as novas ameaças, oportunidades e desafios que o mundo em rápida evolução impõe à aplicação da lei. A participação do Brasil nesse diálogo reforçou sua posição de destaque no cenário internacional, consolidando seu compromisso em enfrentar os desafios globais de segurança pública.

Entre os principais temas discutidos na EPCC, destacou-se o combate ao tráfico de drogas, o crime na era digital e os efeitos dos ataques cibernéticos, desinformação e outras ameaças multifacetadas contra a segurança pública. A cooperação internacional foi ressaltada como fator essencial para combater de forma eficaz o crime organizado, especialmente devido à sua natureza transnacional.

O diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, também participou de reuniões bilaterais com outros chefes de polícia, estreitando laços com autoridades internacionais para fortalecer a atuação conjunta em investigações e operações de combate ao crime organizado. Durante um desses encontros, ele se reuniu com a Diretora Executiva da Europol, Catherine De Bolle, que elogiou a atuação estratégica e de destaque do oficialato brasileiro nas operações de combate ao crime organizado no âmbito da Europol. 

De Bolle ressaltou a importância da cooperação entre a Europol e o Brasil, destacando os resultados significativos na luta contra ameaças globais, como o tráfico de drogas e crimes cibernéticos. Ela pontou também a necessidade e o interesse da Europol em formalizar, o quanto antes, o acordo de cooperação internacional entre a União Europeia e o Brasil para a troca de informações.

Por fim, Andrei Rodrigues enfatizou a necessidade de fortalecer ainda mais a parceria entre organismos internacionais, Europol, Ameripol, Interpol, dentre outros, como forma de garantir uma resposta global mais eficaz e coordenada no combate ao crime transnacional. 

Coordenação-Geral de Comunicação Social da Polícia Federaç
Contato: (61) 2024.8142

E-mail: [email protected]

Fonte: Polícia Federal