Dicas para pintar paredes e dar um up na sua casa

12/04/2017 16h20

Ao contrário do que muita gente pensa, pintar é bem fácil e bem divertido.

Bidu.com.br

É muito legal dar uma mudada no visual da nossa casa de tempos em tempos e mais legal ainda é fazer isso você mesmo. Tem um monte de coisa que você pode fazer: colocar umas plantas bacanas, mudar os móveis de lugar, ou pintar paredes. É! Isso pode transformar seus cômodos em quartos de luxo ou deixá-los mais com a sua cara. E, ao contrário do que muita gente pensa, pintar é bem fácil e bem divertido.

Os preparativos

A preparação para a pintura é super importante. É ela que vai tornar a sua vida mais fácil e garantir um resultado profissional.

Vamos começar por você, o pintor de primeira viagem.

Escolha uma roupa confortável e velhinha, que possa manchar ou sujar. Usar luvas é uma boa ideia, algumas pessoas acham um pouco incômodo, mas a tinta respinga bastante e a sua mão pode ficar toda pintadinha. A mesma coisa vale pros pés, pintar calçado vai protegê-los das mesmas pintinhas.

A preparação do espaço

Cobrir o chão é fundamental. Você não vai querer manchar o seu chão ou ter de ficar raspando a tinta depois, acredite em mim. Use caixas de papelão abertas, ou uma lona plástica. Facilita muito colar o papelão ou a lona com fita no chão, te dá mais liberdade para circular. Tem gente que usa lençol velho, mas o risco da tinta escorrer pro chão é grande.

Ah! Lembre-se de afastar os móveis e se não tiver muito espaço, cubra-os com plástico. Os respingos nas mãos também valem pros móveis.

A preparação da parede

Vamos dizer que você vai pintar a parede do quarto. Se a sua parede tiver pequenos furos, ou imperfeições, você vai precisar de massa corrida para preenchê-los. Basta seguir as instruções da embalagem. E depois disso, lixar a parede para deixar a superfície pronta para a tinta.

Interruptores, tomadas e quinas

Retire os espelhos das tomadas e interruptores. As partes que forem presas às paredes podem ficar, mas devem ser cobertas com fita crepe. O mesmo vale para os limites das paredes. Isole com fita o teto e o rodapé em toda a extensão da parede que você quer pintar. E se você for pintar as paredes com tintas de cores diferentes, faça o mesmo com a linha vertical em que elas se encontram.

O clima

É melhor pintar em dias ensolarados, mas não muito secos. Com a umidade muito baixa, a tinta não espalha direito e pode manchar.

Vamos pintar paredes?

Cuidados com a tinta

Mesmo que na loja a sua lata de tinta tenha sido sacudida, quando você for começar, deve mexer o conteúdo novamente. É bom para misturar bem os pigmentos e não ficar com muitos sólidos. Não precisa de nenhuma ferramenta especial, um pedaço de madeira é suficiente.

Para a diluição da tinta, cada marca tem uma orientação diferente, leia na lata a maneira correta para a tinta que você escolheu. Agora, independentemente da tinta escolhida, use uma bandeja ou uma caçamba de pintura. Primeiro porque você não deve diluir toda a tinta de uma vez só, e também porque é mais fácil para manusear o pincel ou o rolo para reabastecê-lo de tinta.

Uma dica extra, uma caçamba de tinta (ao invés de uma bandeja) pode ser ótima para um pequeno truque. Revista a sua caçamba com um plástico que fique bem justo nela e prenda com fita pelo lado de fora. No final da pintura, você tira o plástico, joga direto no lixo e não tem um balde muito sujo para limpar.

Pintar é que nem sopa quente, começamos pelas beiradas

Com um pincel, você vai começar pintando as margens da parede, bem rente à fita crepe (ou ao limite da parede). Depois de fazer toda a margem da parede delicadamente com o pincel, parta para o rolo e pinte o recheio. Sempre em linha reta, tentando respeitar uma coluna baseada no tamanho do rolo.

A segunda demão

Raramente uma única demão de tinta resolve a pintura. Por isso, espere umas 4 horas e aí aplique a tinta pela segunda vez, repetindo o passo anterior. Normalmente, a segunda resolve, então, se você achar que a cobertura está boa, retire delicadamente a fita de proteção, antes que a segunda demão seque completamente.

Reorganizando

Limpeza dos materiais

Se você tiver usado tinta à base de água lave os seu materiais em água corrente e deixe em local arejado até secar completamente. Com tintas à base de outros diluentes, use-os também na limpeza. Se sobrar tinta, tampe bem a lata e guarde ao abrigo da luz. Se você preferir, também pode transferir a tinta para um pote de vidro com tampa.

Reorganização

Com a sua parede já totalmente seca, retire a proteção do chão, varra o espaço e volte os móveis para o lugar. E a sua parede está pronta!

Com essas dicas, o único trabalho que você vai ter é definir a cor da tinta! Aqui na Bidu a gente se preocupa com o seu lar por você. Seja com o seu seguro residencial ou com ideias bacanas pro seu dia a dia. Acompanhe o nosso blog e veja muito mais.

Fonte: www.bidu.com.br/blog/pintar-paredes/

Dicas para pintar paredes e dar um up na sua casa

Dicas para pintar paredes e dar um up na sua casa