22/03/2018 18h40
A importância da água e o combate a tuberculose foram lembrados com ações da Vigilância em Saúde em Ponta Porã
O Dia Mundial da Água em Ponta Porã, foi lembrado com uma campanha de conscientização sobre o uso racional da água e um dia de atendimento a saúde coordenado pela Vigilância em Ação, através da Secretaria Municipal de Saúde. A campanha promovida pela prefeitura de Ponta Porã foi realizada na antiga Praça Lício Borralho e contou com a participação da Sanesul. Além do Dia Mundial da Água no período da manhã, o dia Mundial de Combate a Tuberculose, que é lembrado em 24 de março, teve ações desenvolvidas no período da tarde
Os funcionários da Vigilância em Ação – Visa – realizaram a distribuição de panfletos e também participou de atividades como vacinação, aferição de pressão arterial, entre outros atendimentos.
A campanha no Dia Mundial da Água teve o objetivo mostrar a importância do uso racional da água onde todos têm sua responsabilidade, a necessidade de cuidar da água. E evitar o desperdício desse liquido preciso, mesmo habitando em uma localidade com água em abundância.
Tuberculose – As ações desenvolvidas pela Vigilância em Saúde de Ponta Porã, também desenvolveu atividades para o Dia Mundial de Combate a Tuberculose, lembrado em 24 de março. O objetivo é conscientizar todos os países sobre o impacto da doença no mundo e falar sobre prevenção e controle.
Apesar de curável, a doença está atrás apenas do HLV/AIDS em casos de fatalidade causada por um único agente infeccioso. As pessoas que compareceram no local para receber atendimento, saíram com uma muda de Ipê, distribuídas pelos servidores da Vigilância em Ação.
De acordo com a gerente Vigilância em Ação de Ponta Porã, Letícia Moraes Ribeiro Soares, ações como as realizadas nesta quinta-feira é muito importante para que a população se conscientize. “São ações assim que deixam a população mais informada sobre a importância da água para as nossas vidas, de como evitar o desperdício desse liquido tão precioso para todos nós. De como evitar ou se tratar a Tuberculose. É uma ação efetiva de conscientização e orientação da população”, declarou Letícia Soares.