Deus nos salva com pecado? Por Eloir Vieira

Deus nos salva com pecado? Por Eloir Vieira“Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores” (Rm 5.8).

Mesmo a humanidade estando em pecado, Deus prova o seu amor por nós. A prova é que Cristo morreu por todos, mesmo todos sendo ainda pecadores: “Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer” (Rm 3.10); “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Rm 3.23). “Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós” (1ªJo 1.8). Deus não mente: “Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós” (1ªJo 1.10).

Deus não salva ninguém com pecado, mas do pecado! Para entrar no céu, o pecador precisa ser purificado dos pecados: “Não sabeis que os injustos não hão de herdar o Reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o Reino de Deus” 1ªCo 6.9,10).

O perdão está dado, a salvação é gratuita, mas os pecadores precisam passar por um processo de libertação, de purificação dos seus pecados. Quem liberta é o Senhor Jesus, pelo Espírito Santo: “E é o que alguns têm sido, mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus e pelo Espírito do nosso Deus” (1ªCo 6.11); “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2ªCo 5.17).

Há uma promessa do Senhor Jesus, de vir pessoalmente levar os que creem: “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também” (Jo 14.1-3).

A promessa é para os que creem. Quem crê, é justificado, regenerado e santificado para a salvação na segunda vida de Jesus: “Assim também Cristo, oferecendo- se uma vez, para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para a salvação” (Hb 9.28). Arrependimento e renúncia dos pecados, são provas de quem crê e espera a vinda do Senhor para a salvação.

Quem morreu crendo, será ressuscitado, e quem estiver vivo crendo, será arrebatado: “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor” (1ªTs 4.16,17).

Enquanto esperamos Jesus, vivemos em comunhão com Ele, arrependidos, renunciando ao pecado; pois, o pecado faz separação entre nós e Deus: “Mas as vossas iniquidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus, e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça” (Is 59,2). Se arrepender é renunciar ao pecado!

Eloir Vieira