Elas estavam nos pátios das Delegacias de Polícia Civil de Angélica e de Três Lagoas.
Detentos do Estabelecimento Penal Masculino de Ivinhema, entregaram 15 cadeiras de rodas para doação este mês. Elas foram produzidas a partir de bicicletas apreendidas pela Justiça.
São as primeiras de uma leva maior a ser confeccionada pelos internos. A quantidade total de bicicletas disponibilizadas para isso é de 1,2 mil. Elas estavam nos pátios das Delegacias de Polícia Civil de Angélica e de Três Lagoas.
De acordo com a Agepen (Agência Estadual do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul), o objetivo do trabalho é atender pessoas com deficiência que não têm condições financeiras de ter uma cadeira de rodas, ou quem precisa dela por um determinado período.
No momento, duas pessoas atuam na produção. Eles são beneficiados com a remição de pena: um dia a menos para cada três dias trabalhados. Além disso, aprendem uma nova profissão, o que poderá ajudá-los no processo de reinserção no mercado de trabalho.
O trabalho que utiliza mão de obra prisional está previsto no projeto “Liberdade sobre Rodas”, realizado pela Agepen e a organização humanitária Rotary Clube, com apoio da Prefeitura de Ivinhema e da Polícia Civil.
O Rotary providenciou os equipamentos necessários para a confecção das cadeiras de rodas, como máquinas de cortes e lixadeiras, além das rodas menores e assentos. As carcaças de bicicletas não aproveitadas na fabricação são vendidas para obter recursos para manutenção da produção.
Como conseguir – Pessoas interessadas em receber a doação da cadeira de rodas ou pegar emprestada por algum período precisam preencher um documento na sede do Rotary de Ivinhema.
O endereço da organização no município é Rua José Cacia s/nº, Bairro Guiraí.
Fonte: Campograndenews