08/04/2014 08h20
Grupos de danças tradicionais de Ponta Porã conquistaram importantes resultados. Homenagem a Cláudio Xavier emocionou o público
Divulgação (TP)
O CTG (Centro de Tradições Gaúchas) Querência da Saudade de Ponta Porã esteve disputando o 5º Rodeio Artístico e Cultural de Mato Grosso dos Sul em Sidrolândia. E mais uma vez trouxe resultados importantes para casa.
Nas danças tradicionais a entidade pontaporanense participou em três categorias, Mirim, Juvenil e Xiru. Na categoria adulto, os integrantes do Querência da Saudade participaram do Rodeio junto com o grupo adulto do CTG Querência do Sul de Dourados. Os dois grupos chamados de Douraporã se uniram para prestar uma homenagem ao jornalista Cláudio Xavier, que faleceu em fevereiro deste ano. Cláudio Xavier era um dos pioneiros do tradicionalismo em Mato Grosso do Sul e apresentador dos eventos do MTG de Mato Grosso do Sul.
Os títulos para Ponta Porã vieram mais uma vez com o grupo Mirim. Um pouco renovado em relação ao grupo vice campeão nacional e campeão do último FEGAMS, os pequenos de Ponta Porã não deixaram o nível cair e com apresentação empolgante voltaram de Sidrolândia com o título de campeão.
Quem também garantiu mais um troféu de campeão, foi o grupo Xiru. Com apresentação segura e vibrante, os xirus da fronteira garantiram as notas máximas e levaram pela segunda vez consecutiva o título do Rodeio, mantendo uma boa sequência, somando ao título do FEGAMS de São Gabriel do Oeste.
Já o grupo Juvenil ficou com a segunda colocação no Rodeio de Sidrolândia.
Agora o grupo focará nos preparativos para o desafio do FEGAMS em casa. A meta é novamente fazer o melhor para defender o título.
O grupo Adulto de Ponta Porã se uniu ao grupo do CTG Querência do Sul de Dourados e simplesmente deram um show de apresentação em Sidrolândia.
Conquistando o título de forma incontestável. A união do grupo carinhosamente chamado de Douraporã, foi uma forma de homenagear Cláudio Xavier. A última coreografia do grupo foi o momento mais emocionante em Sidrolândia e arrancou lágrimas de um grande número de pessoas. Os integrantes do grupo durante a apresentação, não conseguiram segurar a emoção, assim como o público que acompanhava a coreografia. No final, muitos aplausos a emocionante homenagem a Cláudio Xavier, que muito contribuiu com o tradicionalismo em Mato Grosso do Sul.
Na Bocha, o CTG Querência da Saudade conquistou a segunda colocação individual feminino com Ilânia Hass. Na dupla feminina, Renata Rossini e Mari ficaram com o segundo lugar. No masculino, dois segundo lugares, na dupla Com China e Zé Rossini e no trio com Everton, Elemar e Paulo Canova. Na declamação mirim, o peãozinho Eduardo Lorenzoni Bello ficou com o título de campeão.
Para o Patrão do CTG Querência da Saudade, João Cirio Conrad, a participação em Sidrolândia foi e destacou a presença dos familiares dos integras do CTG de Ponta Porã. “É muito importante o apoio dos pais e parentes dos integrantes e o que eu vi em Sidrolândia no último final de semana foi muito bom. Os pais dos jovens dos grupos Juvenil e Mirim em compareceram grande número. Temos que agradecer a todos pela presença e por esse apoio. È fundamental a presença deles acompanhando a evolução dos seus filhos em nosso CTG. Passado as emoções de Sidrolândia, agora nós temos que nos preparar para o nosso maior desafio este ano, a realização e a organização do FEGAMS em Ponta Porã. Temos essa missão e temos que estar preparados para cumprir.”, afirmou. O FEGAMS (Festival Sul-mato-grossense de Folclore e Tradição) será realizado em Ponta Porã de 17 a 20 de julho.
Texto: Ed Moreno
-
Content section component