Fortemente sustentados por estudos científicos, os benefícios da prática regular de exercícios físicos são também importante ferramenta de tratamento, pois indivíduos descompensados são ainda mais suscetíveis às complicações e agravamentos de uma infecção, como por exemplo o COVID-19.
Comprovadamente as pessoas ativas fisicamente têm menos chance de apresentar doenças como diabetes, hipertensão e outras doenças cardiovasculares, patologias que levam pessoas a serem consideradas de risco para qualquer infecção.
“De acordo com a Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE) especialmente os idosos, devem ser incentivados a tentar manter seus exercícios físicos, mesmo que sejam necessárias algumas adaptações quanto a locais de prática ou contatos pessoais, procurando sempre prestar atenção às orientações dos órgãos oficiais de saúde. Além disso, também é recomendado pela OMS e pelo Ministério da Saúde do Brasil (MSB) evitar estar em locais fechados, com grande número de pessoas ao mesmo tempo.
Vamos tornar todo este cuidado e comportamento higiênico um hábito definitivo assim prevenindo esta e qualquer outra pandemia que possa surgir. Movimente-se para uma vida saudável”, encoraja o educador físico do Sesc Camillo Boni, Ray Pereira.
* Ray Pereira é Professor do Sesc Camillo Boni. Graduado em Educação Física. CREF 007931-G/MS. É graduado em Educação Física e especialista em Gestão Escolar.