Na última quarta-feira (11/12/2024), às 18h/MS, ocorreu no auditório da prefeitura municipal de Ponta Porã uma reunião para elaborar o calendário de eventos unificado para o ano de 2025. O evento reuniu produtores de eventos culturais, sociais, esportivos, religiosos, corporativos, acadêmicos, artistas, associações culturais, clubes e serviços, além do trade turístico envolvendo hotéis, bares, restaurantes e atrativos turísticos tanto de Ponta Porã, Pedro Juan Caballero, Sanga Puitã e Itamarati.
O jornalista Tião Prado, diretor do site Pontaporainforma esteve presente no evento e falou com Eder Rubens, gerente de Cultura da Prefeitura de Ponta Porã, que disse: “A ideia é que juntos possamos entender e elaborar o calendário unificado de eventos Ponta Porã/Pedro Juan Caballero, e uma forma democrática de entender em que momento estamos nestes eventos e que possamos expandir e consolidar o turismo de eventos em nossa fronteira”.
O objetivo é integrar em um único calendário os eventos que serão realizados no ano de 2025 a fim de fomentar o desenvolvimento do turismo na Fronteira e promover geração de renda.
Na reunião compareceu pessoas de diversos seguimentos que realizam eventos na fronteira e Eder disse que este calendário é flexível, a instituição já traz a programação durante o ano e essa programação estará nos canais de informações e divulgação da Prefeitura.
Lillyan Rios que faz parte do Conselho de Turismo de Ponta Porã, coordenou a reunião, fez a abertura e uma explanação de tudo que está se propondo e em seguida deixou a palavra aberta para que os presentes na reunião pudessem falar de seus eventos e as datas que eles vão acontecer.
Lillyan Rios disponibilizou um link para cadastro dos eventos que está disponível no Instagram do Conselho Municipal de Turismo e Conselho Municipal de Cultura. O calendário de Eventos da Fronteira 2025 estará disponível no site da Prefeitura Municipal de Ponta Porã.
No momento também foi apresentado o produto turístico lançado no dia Mundial do turismo, intitulado By night Fronteira. O serviço de traslado de hóspedes para a vida noturna Fronteiriça foi uma ideia desenvolvida pela IGR – Fronteiras da Inovação, COMTUR, COOPERFRON, SEBRAE e Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Turismo. O serviço foi ofertado pela Cooperativa de Transportes da Fronteira – COOPERFRON para hóspedes (de hotéis que aderiram ao projeto) e levados à bares, restaurantes e atrativos de entretenimento (empresas que também aderiram ao projeto). Foi realizado em um período de um mês a fim de mensurar a adesão do público o qual ficou muito satisfeito e aguardam pela continuidade do serviço. A ação está aberta a quem quiser aderir e para participar é só entrar em contato com a COOPERFRON.
Raquel Lageano Quintino, Secretária Municipal de Desenvolvimento Regional, Indústria, Comércio e Turismo esteve presente no local, usou da palavra por um momento e colocou a sua pasta a disposição dos presentes e falou da expectativa quanto ao novo mandato do prefeito Eduardo Campos.
Ao final da reunião foi gerada uma expectativa muito grande por parte de todas as pessoas presentes, isso porque a partir de janeiro de 2025, com a posse do prefeito Eduardo Campos à frente da prefeitura, ele possa colocar em pratica os seus projetos e com isso o turismo na fronteira passe a ser tratado de uma maneira diferente e com mais respeito.