Com três dias de chuvas intensas, Rio Miranda pode transbordar em Bonito

Divulgação/Imasul

Prefeito da cidade informou que ribeirinhos e secretários de Obras e de Meio Ambiente já estão avisados sobre esta possibilidade

Após três dias de chuvas intensas em Bonito, a Sala de Situação do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) emitiu um alerta à Defesa Civil no início deste domingo (19) para comunicar sobre a possibilidade de transbordamento do Rio Miranda

De acordo com a nota divulgada também nesta manhã pelo órgão, o Aviso de Evento Crítico n°22/2023 aponta que o rio atingiu a cota de alerta, ou seja, está acima de 470 cm de altura. A marca foi atingida na sexta-feira (17) e, desde então, tem se mantido acima deste nível. 

Ainda segundo a medição emitida pela Plataforma de Coletas de Dados – PDC Estrada MT-738, em três dias o volume acumulado de chuvas chegou a 39 mm e o rio subiu 2 metros neste período, quando atingiu o nível de emergência, que é 670 cm.

À essa altura, é provável que o rio transborde e acabe causando estragos materiais e coloque em risco a população, especialmente pessoas que moram próximas ao curso do rio, já que residências e estabelecimentos podem sofrer com a invasão da água. 

De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Bonito está sob alerta de chuvas intensas, tendo a possibilidade que a chuva atinja 50 mm por dia e tenha ventos intensos de até 60 km/h. 

Ainda segundo a previsão do tempo, a temperatura máxima para este domingo de Carnaval na cidade é de 28ºC. A mínima deve ficar em 14ºC. 

Já para segunda-feira (20), estão previstas mais chuvas com possibilidade de trovoadas no período da noite. A mínima deve ser de 19ºC, mas a máxima não passa dos 24ºC. 

Ainda conforme o Inmet, as chuvas devem permanecer até pelo menos quinta-feira (23), quando também há possibilidade de trovoadas isoladas.

POSIÇÃO DO PREFEITO 

O prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues (PSB), informou ao Correio do Estado que todos os moradores ribeirinhos foram alertados sobre o risco de transbordamento do rio. Além disso, a Secretaria Municipal de Obras, bem como a pasta do Meio Ambiente  da cidade também foram alertadas para que as devidas providências sejam tomadas.

“Hoje de manhã recebi esta notícia, mas calculo que o rio não vai encher, mas já está todo mundo avisado e preparado para isso. Está todo mundo em alerta”, afirmou.

FONTE: CORREIO DO ESTADO