Com foco na prevenção, policiais penais recebem exames gratuitos de mamografia e preventivo de colo de útero

A unidade móvel da Cassems estacionou na Sede da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) durante toda a manhã desta sexta-feira (27.9), , realizando uma importante ação de saúde que incluiu 25 exames de mamografia e 50 preventivos.

Coordenada pela Diretoria de Administração e Finanças, por meio do Núcleo de Assistência Psicossocial ao Servidor da Agepen, a iniciativa ocorre todos os anos, como forma de garantir acesso aos exames preventivos para identificação dos tipos de câncer que mais acometem o público.

Com foco na prevenção, policiais penais recebem exames gratuitos de mamografia e preventivo de colo de úteroSegundo a chefe do Núcleo de Assistência Psicossocial ao Servidor, Maria Roseneusa de Oliveira, a ação é de grande relevância, pois leva até a instituição esse cuidado, facilitando para as servidoras realizarem os exames, demonstrando a preocupação institucional em proporcionar meios de prevenção e conhecimento sobre a doença.

Roseneusa também ressaltou que, na correria do dia a dia, muitas pessoas acabam adiando esses cuidados. “A oportunidade de realizar os exames no ambiente de trabalho é um diferencial, especialmente porque não há custo nem necessidade de pedido médico”, pontuou

Entre as servidoras atendidas estava a policial penal Gisele Viana de Castro, que realizou a mamografia. “Participo todos os anos. Como minha mãe teve câncer, é importante cuidarmos da saúde. Eu e minha irmã sempre realizamos esses exames”, afirmou Gisele.

Oito profissionais da Cassems atuaram nos serviços prestados, entre eles a técnica em radiologia, Silvana Gomes de Arruda, responsável realização das mamografias, que atua há nove anos no projeto. Ela reforçou que essa prevenção e o diagnóstico precoce é importante para salvar vidas.

“O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres e apresenta a maior taxa de mortalidade, tanto em países desenvolvidos quanto em desenvolvimento. O diagnóstico precoce é fundamental, aumentando consideravelmente as chances de sucesso no tratamento”, ressaltou.

Para incentivar a detecção precoce da doença, o Ministério da Saúde recomenda a realização periódica do exame de mamografia, que deve ser feito a cada dois anos ou conforme orientação médica. Além disso, hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada, a prática de atividades físicas e a redução do consumo de álcool e cigarro, são fundamentais na prevenção.

Fonte: AGEPEN – MS