Ao todo, 25 mil pessoas se inscreveram na prova que já é considerada a maior do Centro-Oeste.
Clima de festa, superação e torcida da família marcaram a Corrida do Pantanal 2024, realizada neste domingo (22), em Campo Grande, quando as principais ruas da cidade ficaram coloridas com as camisetas dos atletas, tanto dos profissionais quanto dos amadores. Mais de 25 mil pessoas se inscreveram para o evento.
Juliana Cristina e Isabela Toledo, amigas de academia, participaram da caminhada de 5 km e ficaram tão animadas que já planejam voltar.
“Foi bem inspirador. É o primeiro ano que participo e quero participar ano a ano, superando meus limites e, quem sabe, correr 8 km ou 15 km no futuro”, diz Juliana.
Fernado Hormung, gerente comercial, levou o cachorro, King, um Dogo Argentino de 2 anos e meio para a prova. “Todos os anos a gente participa. Além dessa, várias outras provas, tanto de asfalto quanto de trilha. A gente gosta muito dessa prova.” King, sempre participa com óculos de sol e número de peito, mostrando que o amor pelo esporte também é coisa de pet.
Corrida inclusiva
Na categoria PCD masculino, Leonardo de Melo, de Presidente Prudente, foi o bicampeão da prova. “Estou feliz e muito grato. O percurso foi maravilhoso, um pouco difícil por causa de algumas subidas, mas a cidade é incrível.” Leonardo está se preparando para maratonas, incluindo a São Silvestre. “Estou preparando o psicológico”, disse o atleta de 29 anos.
Para Maria de Fátima, outra atleta PCD, foi um desafio chegar até Campo Grande, mas todas as dificuldades foram superadas. Ela saiu de Fortaleza para participar da corrida, teve o voo cancelado, chegou apenas no sábado ao meio-dia, mas, no fim das contas venceu a prova em sua categoria.
“Passei por tanta coisa para estar aqui. É muito gratificante! Muitos me perguntaram: ‘Vai competir com quem?’ Eu respondi: ‘Comigo mesma.’” Emocionada, ela dedicou sua vitória à filha.
Planos para 2025
Realizada desde 2022 pelo Sistema Fiems e Sesi/MS, em parceria com a TV Morena, a Corrida do Pantanal já faz parte do calendário dos sul-mato-grossenses.
Robson Del Casale, chefe de gabinete da presidência da FIEMS, comemorou o sucesso da edição deste ano: “Foi uma prova linda, e o tempo colaborou muito. Mais de 25 mil corredores pelas ruas de Campo Grande. Essa parceria entre FIEMS, SESI e TV Morena tem mostrado que a Corrida do Pantanal é a maior prova de rua do Centro-Oeste brasileiro. É uma alegria ver tantas famílias buscando qualidade de vida e praticando esportes. Isso é o nosso presente para Mato Grosso do Sul, e nossa expectativa para os próximos anos é crescer ainda mais.”
O diretor-geral da RMC, Nicomedes S. Filho, também comentou sobre o evento: “É mais um grande evento que marca a criação do nosso estado”, disse, lembrando que este ano o evento ocorreu em outra data em razão das eleições.
“Trouxemos também uma coisa bastante importante. O padrinho do evento, nosso patrono, que é o Yeltsin, o Yeltsin Jacques, nos deu uma grande alegria este ano por conta da vitória nas Paralimpíadas. Estar aqui presente é um grande incentivador, e, por outro lado, também fizemos a transmissão via o Globo Esporte a todo o Brasil, que é uma forma de levar o nosso estado para esse país”.
Ele acrescentou que, com o aumento da adesão, a proposta para 2025 é expandir o número de participantes para mais de 30 mil.
Fonte: g1 MS