Cheia do Rio Apa atinge 14 famílias em Bela Vista e previsão é de mais chuva

Foto: BV News

Apesar das águas já terem baixado, Defesa Civil mantém alerta por conta da instabilidade no tempo

Enchente no Rio Apa em Bela Vista, atingiu 14 famílias desde o último fim de semana. Duas delas estão desabrigadas no Ginásio de Esportes do município. As outras 14 foram desalojadas e levadas para casas de parentes.

O coordenador da Defesa Civil de Bela Vista, Adilson Insabralde, informou que os bairros do Centro, Baixada Fluminense e Baixada Corinthiana foram alagados. Não houve mortes por conta das chuvas.

O Rio Apa chegou ao ápice no sábado, quando o leito subiu para 6 metros, de acordo com a Defesa Civil. Desde domingo, as águas estão baixando. “Hoje o rio está mais ou menos meio metro acima do nível normal”, estima Insabralde.

Em relação às duas famílias que estão no Ginásio de Esportes, o coordenador da Defesa Civil disse que elas podem retornar ainda nesta semana para as residências. “Talvez amanhã já retornam, vai depender do tempo”.

Vale destacar que a Defesa Civil Nacional usa o termo desalojado para se referir a uma pessoa que, após um desastre, seguiu para a casa de um parente. O desabrigado é quem está em um abrigo público ou privado.

Insabralde ainda ressaltou que existe chuva prevista até sexta-feira na região entre 10 e 15 mm. “Se chover acima disso na cabeceira do rio, em Antônio João, vai encher novamente. Mas não com a mesma intensidade de agora.

A previsão para esta terça-feira em Bela Vista é de tempo nublado com pancadas de chuva e trovoada para tarde. À noite, o céu fica com muitas nuvens e também deve registrar pluviosidade. Na quarta-feira, o tempo se repete.

O prefeito de Bela Vista, Reinaldo Miranda Benites (PSDB), informou que todas as famílias foram atendidas pela Defesa Civil.

FONTE: CAMPO GRANDE NEWS