O chef de cozinha dinamarquês Rasmus Munk, anunciou na última quinta-feira (14) que fará uma experiência gastronômica no espaço em 2025. A ideia do chef é levar a culinária do restaurante Alchemist — premiado com duas estrelas Michelin — para uma capsula que ficará posicionada na estratosfera.
A experiência é uma parceria com a empresa Space Perspective, especializada em viagens espaciais. O anúncio foi feito pelo perfil do Instagram de Munk. Ele afirma que está “orgulhoso” da nova experiência e ressalta que é a “primeira experiência de jantar estratosférica no mundo”.
Na publicação, Munk diz: “A expedição ocorrerá a bordo da nave espacial Neptune, da [empresa] Space Perspective […] onde seis passageiros irão redefinir a gastronomia desfrutando da refeição da sua vida enquanto observam o nascer do sol sob a curva do nosso planeta”.
O valor da experiência será de US$ 495 mil dólares por pessoa (cerca de R$ 2,4 milhões na cotação atual). Ao todo, o chef pretende levar seis turistas na viagem que deve durar seis horas. Ela ocorrerá em uma cápsula espacial pressurizada, que sobe até a estratosfera com a ajuda do SpaceBalloon, movido a hidrogênio. Ela permanecerá na altitude de 30 quilômetros acima do nível do mar.
Os passageiros serão vestidos sob medida com as roupas da grife francesa Ogier. Os rendimentos da experiência gastronômica serão revertidos à Space Prize, uma instituição que promove a igualdade de gênero na ciência e na tecnologia.
Munk afirma que é apaixonado pelo espaço e estará entre os tripulantes da viagem. O chef de 32 anos informou que o menu será inspirado “no papel da exploração espacial, ao longo dos últimos 60 anos da História da Humanidade, e no impacto que teve na nossa sociedade, tanto científica como filosoficamente”.
Ele informa ainda que, por questões de segurança, não será possível flambar os alimentos no espaço. A maior parte dos itens serão pré-cozidos no navio onde a cápsula decolará, segundo informou o comunicado publicado pelo restaurante.
O Alchemist foi considerado o quinto melhor restaurante do mundo em 2023, segundo a lista do guia World’s Best 50 Restaurants. Ele faz parte de um novo cenário gastronômico dinamarquês, e vem sendo elogiado mundo afora por sua criatividade.
Conheça o iG Cruzeiros , novo serviço para compra de pacotes de viagens.
Acompanhe o iG Turismo também nas redes sociais: Instagram , X (Twitter) e Facebook .
Fonte: Turismo