CGU divulga Prestação de Contas do Presidente da República

Prestação de contas permite que os cidadãos acompanhem e fiscalizem a atuação do governo - Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

Em cumprimento à Constituição Federal de 1988 a Prestação de Contas do Presidente da República (PCPR) é um processo pelo qual o chefe do Executivo federal apresenta à sociedade e ao Legislativo informações sobre a execução orçamentária e financeira do governo.

Esse mecanismo é fundamental para garantir a transparência e a responsabilidade na gestão pública.

>> Acesse a PCPR 2024 na íntegra

A PCPR é realizada anualmente e envolve a apresentação de relatórios que detalham como os recursos públicos foram utilizados, quais foram as receitas e despesas, e quais resultados foram alcançados em relação às políticas públicas implementadas.

Essa prestação de contas é um importante instrumento de controle social, permitindo que os cidadãos acompanhem e fiscalizem a atuação do governo. Isso contribui para a democracia e a boa governança. 

As informações que integram a PCPR são provenientes de diversos órgãos e entidades do Poder Executivo federal, responsáveis pela sua consistência e veracidade, e contemplam os mais variados aspectos da atuação governamental no exercício de 2024.

Estruturação

O documento é estruturado em seis capítulos.

Capítulo I

Traz um panorama da economia brasileira, que evidencia as bases e as condições para o desenvolvimento econômico-financeiro das atividades do Governo Federal.

Capítulo II

Oferece uma visão consolidada da execução orçamentária e financeira dos Orçamentos da União: Fiscal, da Seguridade Social e de Investimento. 

Capítulo III

Aborda os “Resultados da Atuação Governamental”, numa visão de PPA 2024-2027, abordando os Indicadores-Chave Nacionais, as Prioridades, as Agendas Transversais, Programas Finalísticos e Metas alcançadas em 2024.

Capítulo IV

Apresenta as Demonstrações Contábeis Consolidadas da União, comumente conhecidas como Balanço Geral da União (BGU).

Capítulo V

Relata as providências adotadas pelos órgãos e entidades no âmbito do Poder Executivo federal, quanto às recomendações e alertas expedidos pelo Tribunal de Contas da União. 

Neste ano, a Controladoria-Geral da União elaborou mais um capítulo para o documento. O Capítulo VI contempla a atuação da CGU, o principal órgão do Sistema de Controle Interno.

Assessoria Especial de Comunicação Social da CGU
Telefone: (61) 2020-6740/6873 | E-mail: [email protected]

Fonte: Controladoria-Geral da União