A média de emissão no Estado é de 242 documentos por dia.
Até o momento, 200 mil novas CINs (Carteira de Identidade Nacional), conhecida também como ‘novo RG’, foram emitidas em Mato Grosso do Sul, conforme o MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos). Iniciado no dia 11 de janeiro, os números apontam que 6,90% da população sul-mato-grossense já está com o novo documento.
Apenas no mês de setembro, foram emitidos 27,7 mil documentos no Estado. Segundo os dados do MGI, são 107,8 mil registros de pessoas do sexo feminino (53,8%) e 92,3 mil do sexo masculino (46,14%). A média de emissão no Estado é de 242 documentos por dia.
Quem mais tem se beneficiado do serviço é a faixa etária de 15 a 19 anos, que corresponde a 9,07% do total de novas CINs no Estado. A segunda faixa etária com maior número de registros é a de 10 a 14 anos, com 16,8 mil emissões (8,4% do total).
O ‘Novo RG’, promete facilitar a carteira, já que outros documentos essenciais serão inseridos, como a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e até a descrição de doença, como a condição de doador de medula.
A primeira via do documento é gratuita, e pode ser obtida até 2032. Contudo, assim como o RG, a CNI terá prazo de validade: cinco anos para crianças de 0 a cinco anos e de 10 anos para pessoas de 12 a 59 anos. Para os idosos acima de 60 anos, a validade é indeterminada.
Pessoas com deficiência
O ‘Novo RG’ pode contemplar símbolos internacionais que identificam pessoas com deficiência visual e/ ou auditiva, TEA (Transtorno do Espectro Autista) e pessoas com deficiência intelectual.
Em Mato Grosso do Sul, 3,5 mil pessoas com deficiência já emitiram o documento. Desse universo, 1,5 mil são de pessoas com TEA (41,6%), 714 com deficiência física (19%), 710 pessoas com deficiência intelectual (18,9%), 411 com deficiência auditiva (10,9%), e 355 com deficiência visual (9,4%).
Como tirar o novo RG em Mato Grosso do Sul?
1 – Acesse o site http://servicos.sejusp.ms.gov.br/;
2 – Clique em 1º ou 2ª via (qualquer uma das opções abrirá o agendamento);
3 – Escolha o endereço do posto de identificação mais perto de você;
4 – Selecione o dia e horário;
5 – Preencha os campos obrigatórios;
6 – Digite os caracteres de segurança.
Uma confirmação de agendamento será enviada para o e-mail. No dia agendado, o cidadão precisa levar os documentos de CPF e certidão de nascimento ou casamento e divórcio. Outros documentos opcionais são: Certidão de Naturalização, NIS, PIS, PASEP, tipagem sanguínea e título de eleitor.
Versões física e digital
A CIN será emitida em duas versões: física e digital, que possuem o mesmo layout e segurança. A versão física, em papel ou em policarbonato, atende aos que não possuem acesso à internet, smartphones ou computadores. Já o documento em formato digital é obtido por meio do aplicativo GOV.BR, mas somente após a emissão da carteira física.
Para verificar a autenticidade do documento, a nova identidade contará com um QR Code, que poderá ser lido por qualquer cidadão e vai permitir checar se a identidade é autêntica e se foi furtada ou extraviada.
Fonte: Midiamax