O temporal com ventos de 57,4 km/h no dia 3 de dezembro de 2023 foi responsável por danificar a estrutura.
Há quase um ano, um temporal destruiu parte de uma tradicional escultura de Campo Grande. Os Tuiuiús – cartão-postal e porta de entrada para quem chega pelo Aeroporto Internacional de Campo Grande – foram parcialmente destruídos e seguem do mesmo jeito, 11 meses depois.
O temporal com ventos de 57,4 km/h no dia 3 de dezembro de 2023 foi responsável por danificar a estrutura. O incidente ocorreu dois meses após o aeroporto de Campo Grande ser entregue à iniciativa privada – desde outubro de 2023, a unidade está sob gestão da Aena Brasil, bem como os aeroportos de Ponta Porã e Corumbá.
Contudo, passado quase um ano do incidente, a Aena e o artista Cleir Avila, que assina a obra, ainda não avançaram da fase inicial de negociação para reconstruir a escultura. Ambos afirmam que ainda negociam contrato.
Em nota, a Aena afirma que foi solicitado ao artista um orçamento para a recolocação do tuiuiú na posição original. E que só após o fechamento do contrato, que está sendo negociado, os prazos de recuperação da escultura poderão ser divulgados. O artista confirma essa versão, por meio de assessoria de imprensa.
Sobre a lona colocada na escultura dos Tuiuiús, a Aena afirma que o próprio artista orientou como fazer a proteção da obra que, segundo ele, deve permanecer na posição que a ventania deixou até que os reparos sejam iniciados.
Fonte: Midiamax