Candinho Gabínio defende ferrovia interligando Campo Grande e Concepción no Paraguai

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Porã, Vereador Candinho Gabínio, apresentou na sessão ordinária de 6 de junho, uma indicação encaminhada ao Governador Eduardo Riedel e ao Deputado Federal Vander Loubet, coordenador da bancada federal de Mato Grosso do Sul no Congresso Nacional, solicitando a implantação de linha férrea ligando o futuro terminal de cargas de Ponta Porã Mato Grosso do Sul Brasil ao terminal de cargas do porto de Concepción, Departamento de Concepción, Paraguai, visando a exportação e importação de produtos agropecuários e manufaturados por aquele Porto, bem como na reativação da linha férrea que liga Ponta Porã a Campo Grande no Mato Grosso do Sul.

O parlamentar justificou o pedido expondo que “recentemente fomos agraciados com Audiência Pública que discutiu e informou a importância da reativação do ramal férreo que liga Campo Grande a Ponta Porã, uma vez que erroneamente um consultor contratado pela ANTT informou ou deduziu a inviabilidade na reativação desta linha. Ocorre que como vimos em audiência esse consultor explanou que essa região produz 200 toneladas de alimentos para serem transportadas, mas explanando sobre o potencial produtivo dessa região nos foi informado que a mesma produz cerca de 7 milhões de toneladas de produtos aptos para serem transportados”.

Candinho acrescenta que, “desta forma ficamos na certeza da reativação e da relicitação da malha férrea que liga Campo Grande a Ponta Porã pois ela é um ícone para o desenvolvimento de nossa região, nosso estado e nosso país. Amparado nessa reativação, com certeza, teremos Ponta Porã como um gigantesco ponto logístico de nossa fronteira. Muito em breve Ponta Porã terá seu porto seco, o qual elevará em quatro vezes a capacidade do despacho aduaneiro haverá a implantação do parque tecnológico, pavimentação asfáltica entre Antônio João Distrito da Cabeceira do Apa. Cabeceira do Apa a Guia Lopes da Laguna, Cabeceira do Apa Copo sujo, duplicação da MS 164 e ligações importantes das BR 163, 262, 267 importante interligação do nosso estado”.

Otimista com o futuro da fronteira, Candinho Gabínio expõe que “já com a implantação desta ferrovia ligando Ponta Porã, Mato Grosso do Sul, Brasil, a Concepción, Departamento de Concepción, Paraguai, estaríamos aptos a exportar através dessa ferrovia mais ou menos 30 milhões de toneladas de soja, 2 milhões de toneladas de algodão, 1,8 milhões de toneladas de proteína animal bem como produtos manufaturados. Isso, com certeza, elevará a nossa região fronteiriça a um patamar logístico internacional de alto desenvolvimento trazendo um grande futuro econômico para nossa Região, Estado e País; temos a certeza da reativação de nossa linha férrea que liga Ponta Porã a Campo Grande pois o potencial produtivo destas regiões é muito grande, isto sem contar com o transporte de passageiros no segmento turístico e educacional”.

O Presidente da Câmara Municipal, argumentou ainda que, “ficamos certos da luta do nosso governador e da nossa bancada federal para a implantação desta linha internacional ligando nosso Estado ao Estado de Concepción nas cidades de Ponta Porã Brasil e Concepción Paraguai”.

APOIO DOS 16 VEREDORES

A indicação contendo o pedido de Candinho, foi assinada pelos 17 parlamentares que compõem a Casa de Leis. São os vereadores Agnaldo Miudinho, Anny Espínola, Biro Biro, Edevaldo Mattoso, Edinho Quintana, Jelson Bernabé, José Menino Jr., Kamila Alvarenga, Kleber Ortiz, Lourdes Monteiro, Marquinhos, Neli Abdulahad, Rafael Modesto, Thiago Vedana, Vanderlei Avelino e Waldecir Fernandes.