Campus Ponta Porã do IFMS conquista prêmio de igualdade de gênero

21/08/2015 13h30

Os prêmios serão entregue em cerimônia prevista para 22 de setembro, em Brasília.

Divulgação: Dora Nunes

O Campus Ponta Porã do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) recebeu dois prêmios na 10ª edição do Construindo a Igualdade de Gênero, promovido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e Ministério da Educação (MEC).

O projeto “Oficina de textos e ideias: igualdade de gêneros na diversidade dos gêneros” deu ao campus o prêmio na categoria “escola promotora de igualdade de gênero”. A outra conquista foi da aluna Tainá Costa de Oliveira, do 3º semestre do curso técnico em Informática, contemplada na categoria “estudante de ensino médio, etapa unidade da federação” com a redação “Um desnecessário rito de passagem”.

Entre os prêmios recebidos estão a quantia de 10 mil reais, destinada a ampliação e fortalecimento de ações para promoção da igualdade de gênero, e um computador para a estudante, que terá o texto publicado em livro. Os prêmios serão entregue em cerimônia prevista para 22 de setembro, em Brasília.

“A premiação coloca em evidência a questão da igualdade de gêneros no município que, segundo o Mapa da Violência contra Mulher, se encontra em 12º lugar no ranking nacional de mulheres vítimas de homicídio”, afirmou o professor Eli Castanho, um dos orientadores do projeto .

De acordo com o professor, já existem planos para o incremento do projeto a partir da premiação recebida. “Será empregada na melhoria da estrutura do laboratório de Humanidades, na compra de obras de apoio, computador e impressora, além de servir no auxílio ao desenvolvimento das atividades da próxima fase do projeto”, disse.

Além de Castanho, os alunos do projeto foram orientados pela professora Fabrícia Carla Viviani.

Oficina de textos e ideias – Em atividade desde 2012, o projeto foi criado para discutir temas contemporâneos e fomentar a escrita. Posteriormente, os próprios participantes passaram a propor temas e desenvolver um estudo sistemático, tendo como produtos finais não só redação, como também desenhos, filmes e textos literários.

Atualmente, o projeto envolve 22 estudantes do campus e três servidores. Os encontros são realizados semanalmente.

Além do tema igualdade de gênero, o grupo tem realizado um estudo voltado ao diálogo entre as ditaduras brasileira e paraguaia, que dará origem a um curta-metragem.

Para o prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, foram organizados encontros de leitura de textos, exibição de filmes e músicas voltados a temática. Ao final, cada participante produziu uma redação. Metade delas foi selecionada para envio.

Inicialmente concentrado no Campus Ponta Porã, o projeto passará a atender três escolas públicas do município a partir deste semestre, com dez estudantes do IFMS como multiplicadores. Eles receberão bolsas da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect).

Prêmio – O Construindo a Igualdade de Gênero visa estimular a produção científica e a reflexão acerca das relações de gênero e feminismos no país, promovendo a participação das mulheres no campo das ciências e carreiras acadêmica.

Além da SPM e do MEC, a organização do prêmio conta também com a participação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e da ONU Mulheres.

Mais informações e a relação completa dos premiados estão disponíveis em www.igualdadedegenero.cnpq.br.