Áudio espalhado por Whatsapp e redes sociais mentiu sobre aumento de casos, mortes e reabertura de CTI
A Santa Casa de Campo Grande desmentiu a fake news, espalhada pelas redes sociais e grupos de Whatsapp, sobre um surto de covid-19 no hospital. Em nota encaminhada ao Campo Grande News, a unidade esclarece que não está com número elevado de pacientes com a doença e que não reativou o CTI (Centro de Unidade de Terapia Intensiva) feito para ao tratamento de pessoas contaminadas durante a pandemia.
A notícia falsa foi espalhada por meio de um áudio. O conteúdo dizia que o hospital não tem mais vagas para internação de novos pacientes devido ao surto. Ele também diz que cinco pessoas morreram vítimas da doença no local.
A polêmica pode ter sido causada após aumento expressivo do número de casos de profissionais da saúde contaminados com o vírus, no HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul). Devido ao número de servidores afastados por motivos médicos, a direção optou pela suspensão de cirurgias eletivas e uso de máscaras dentro da unidade.
O serviço voltou a funcionar nesta quinta-feira (18), três dias após a interrupção. O hospital também divulgou que as cirurgias eletivas estão programadas para retornar nesta segunda-feira (22).
A Diretora Técnica interina da Santa Casa de Campo Grande, Patrícia Berg, disse que as ações do hospital são pautadas nas transparência e esclareceu o estado de saúde dos internos.
“Pautamos nossas ações com total transparência, nos termos determinados pelas autoridades sanitárias. Reforçamos que é comum que existam pacientes com Covid-19 nos hospitais, mesmo após a pandemia. Até sexta-feira, 19 de janeiro, apenas cinco pacientes diagnosticados com a doença estavam internados na instituição, todos com boas condições clínicas”, disse.
Crhistinne Maymone, diretora adjunta da SES (Secretaria de Estado de Saúde), também desmentiu a notícia falsa sobre o surto da doença na Santa Casa, inclusive sobre a reativação do CTI covid na unidade. À reportagem ela explicou que o panorama segue dentro do normal na cidade. “Está tudo sob controle. Não observamos nada. Tudo fake news”.
Fonte: Campograndenews