Câmara realiza sessão solene em comemoração aos 30 anos do Hospital Regional de Ponta Porã

Agnaldo Miudinho disse que sentimento é de gratidão com todos que ajudaram a construir a história de 30 anos do Hospital Regional – Fotos: Rafael Ribeiro

A Câmara Municipal de Ponta Porã realizou sessão solene na noite de quarta-feira, dia 18, em comemoração aos 30 anos de fundação do Hospital Regional Dr. José de Simone Netto. A cerimônia foi conduzida pelo presidente do legislativo Vereador Agnaldo, que teve junto na Mesa que dirigiu os trabalhos, a vice-presidente Anny Espínola, o secretário de Governo e Comunicação, Fábio Caffarena, representando no ato o prefeito Eduardo Campos; o primeiro diretor-administrativo do hospital, Erly Heberle; a gerente de performance hospitalar, Ana Luiza dos Santos Borella, no ato representando o secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Corrêa; o diretor do Instituto Acqua, Samir Rezende Siviero; e o secretário municipal de Saúde, Aizar Talavera.

Além dos vereadores, foram convidados para ocupar lugar de destaque no plenário o ex-prefeito Bruno Alberto Reichardt que participou da instalação do Hospital Regional em 1994; Dr. Nelson de Simone, filho do saudoso Dr. José de Simone Netto, que empresta seu nome à unidade hospitalar; Estelita Ajala, que foi a primeira diretora-adjunta do Hospital Regional; e Letícia Carneiro Silva, atual diretora geral.

Ao fazer a abertura oficial da sessão solene, o Vereador Agnaldo disse que é uma honra poder presidir uma sessão solene que presta justa homenagem aos profissionais de saúde, especialmente aos que iniciaram o Hospital Regional há 30 anos. “Quando começou a construção eu era muito jovem e sempre visitava o local, acompanhamos o prédio sendo levantado e o início das atividades, hoje posso dizer que a Câmara Municipal presta uma homenagem muito justa a todos que fazem parte dessa história. Temos que continuar valorizando todos os colaboradores, são valorosos guerreiros aos quais só temos que manifestar publicamente gratidão”, disse.

Discursando em nome do prefeito Eduardo Campos, o secretário Fábio Caffarena, disse que o Hospital Regional é hoje uma unidade de saúde aparelhada e com uma estrutura adequada para acolher quem precisa de atendimento médico. “Quando a pessoa vai ao hospital precisa de acolhimento e temos acompanhado o quanto a equipe de profissionais está preparada para oferecer um serviço humano e de qualidade, por isso o prefeito Eduardo Campos é muito grato a todos que ajudaram a construir a história e aos que seguem fazendo história no Hospital Regional”.

Falando em nome do secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Corrêa, Ana Luiza dos Santos Borella, disse que o Hospital Regional de Ponta Porã hoje é motivo de orgulho para o Governo de Mato Grosso do Sul. “O hospital possui certificações que comprovam a qualidade do atendimento e o governo estadual seguirá fortalecendo cada vez mais essa parceria”.

O diretor do Instituto Acqua, Samir Rezende Siviero, agradeceu ao presidente da Câmara Municipal, Vereador Agnaldo, pela iniciativa de realizar a sessão solene alusiva aos 30 anos do Hospital Regional. “A Prefeitura de Ponta Porã e o Governo do Estado são nossos grandes parceiros. Hoje temos uma unidade hospitalar de qualidade, avançamos muito na eficiência e seguimos fazendo uma gestão que transforma. Em cinco anos de atuação sempre valorizamos os nossos colaboradores”, disse.

Samir ressaltou que quando o Instituto Acqua assumiu em 2019 o Hospital Regional fazia 71 mil consultas por ano e fechou o ano de 2023 com 134 mil. “Avançamos muito e vamos avançar ainda mais no nível de excelência. O governador Eduardo Riedel vai consolidar esse modelo de gestão porque temos resultados altamente expressivos. Em 2023 o nível de aprovação dos pacientes foi de 97% e nos 8 primeiros meses deste ano estávamos com aprovação de 95%, atendendo uma população de cerca de 200 mil habitantes de 8 municípios da região de fronteira”.

Em nome dos homenageados foi convidado para falar, Erly Heberle. Ele iniciou dizendo que a sessão solene é motivo de muita alegria porque representa o reconhecimento da sociedade e por isso fez questão de relembrar os pioneiros João Ponciano de Matos e Pedro Manvailler, que ajudaram a fundar o município. Também lembrou do ex-presidente da república, Getúlio Vargas que elevou Ponta Porã a condição de capital do Território Federal em 13 de setembro de 1954 e que jamais imaginou que um dia poderia usar a tribuna da Câmara para falar da história e das conquistas. Disse que em 1994 junto com Bruno Reichardt e Oscar Goldoni assumiu a direção do Hospital Regional porque o antigo Hospital Santa Izabel, financiado pelo Funrural estava encerrando as suas atividades.

Erly Heberle fez questão de lembrar que no início de tudo o Hospital Regional contou com a colaboração de muitos empresários do município como Décio Biolchi, do Restaurante Chapão La Fiesta, Isaias, do Feirão, Moacir, da Frutaria Caxias do Sul, do casal Ivo Cherin e dona Cleci, entre outros. “A comunidade sempre nos auxiliou e nunca faltou boa vontade, brasilidade, humanidade de todos em ajudar as pessoas”.