A Câmara Municipal de Ponta Porã está sendo destaque positivo na mídia estadual e regional, por conta de medidas que asseguram a boa utilização do dinheiro público. Diversos sites e portais de notícias sul-mato-grossenses têm publicado matérias acerca de despesas efetuadas pelas câmaras municipais.
O Poder Legislativo de Ponta Porã, ganhou destaque porque cortou uma série de despesas, como diárias para vereadores que fazem viagens a serviço. Entre os cinco maiores municípios de Mato Grosso do Sul, a Câmara de Ponta Porã é a única que não possui esse tipo de despesa.
Estes números repercutiram entre a população e foram lembrados por diversos parlamentares durante a sessão ordinária de 13 de junho. O presidente da Câmara Municipal, Candinho Gabínio, informou inclusive que, a medida de cortar diárias tem o apoio dos demais 16 parlamentares. “A única exceção é a liberação de diária para servidor da Casa que vai participar de cursos e treinamentos oferecidos por instituições como o Tribunal de Contas. Durante todo o ano estamos economizando e isso traz benefícios para a população, pois no final do exercício o que sobra em caixa devolvemos para o Poder Executivo investir em obras e serviços para os pontaporanenses”, afirmou.
Candinho Gabínio acrescentou que outra despesa cortada foi o fornecimento de combustível. “Hoje cada vereador paga seu combustível, inclusive quando viaja para tratar de assuntos do interesse do Município. As viagens são custeadas totalmente pelos vereadores. Temos um carro oficial à disposição, mas as despesas dele são custeadas por quem utiliza”, explica.
A adoção de medidas desta natureza repercute positivamente entre os moradores, tanto que hoje, o Poder Legislativo Municipal é bem avaliado pela população pontaporanense.
AUDIÊNCIA DA LDO
Durante a sessão, os parlamentares lembraram que na próxima semana, dia 22 de junho, a Câmara Municipal de Ponta Porã vai promover a Audiência Pública da Lei de Diretrizes Orçamentárias, base para a elaboração do Orçamento do Município para o exercício de 2024.
A audiência, promovida pela Comissão Permanente de Economia, Finanças e Fiscalização, está marcada para as 8 horas da manhã de 22 de junho no Plenário da Casa da Câmara Municipal.