Câmara de Dourados adia eleição para presidente por falta de quórum: 4 vereadores estão presos e 7 faltaram

Uma sessão foi marcada para este sábado (8); vereadores que faltaram sem justificativa foram convocados.

08/12/2018 06h – G1 MS

A Câmara Municipal de Dourados (MS) terá sessão na tarde deste sábado (8), numa nova tentativa de eleger o presidente da Casa. Na sessão desta sexta-feira (7), não teve quórum: Quatro vereadores estão presos e sete não apareceram. Alan guedes (DEM) e Pedro Pepa (DEM), preso esta semana na operação Cifra Negra, são os candidatos à presidência da Câmara.

Idenor Machado (PSDB) e Cirilo Ramão (MDB) também estão presos e não compareceram. Além destas faltas, 7 dos 19 vereadores não foram votar. Servidores da Câmara foram vistoriar os gabinetes para confirmar as faltas. Sem a presença deles, a eleição foi adiada.

O regimento da Câmara diz que, caso não haja eleição da mesa diretora por algum motivo, a presidência marca uma sessão extraordinária para o dia seguinte. Para a nova eleição, que acontece neste sábado, todos os vereadores que faltaram sem justificativa foram convocados.

Operação Cifra Negra

Os 3 vereadores presos estão no presídio estadual de Dourados. Idenor Machado pediu afastamento do cargo, mas ainda não foi protocolado. A operação Cifra Negra foi realizada na tarde da última quarta-feira e investiga crimes de colarinho branco, como fraudes em licitação e corrupção passiva e ativa.

De cordo com o Ministério Público, empresas de tecnologia da informação simulavam uma concorrência pra ganhar licitações. O servidores públicos investigados facilitavam o esquema indicando empresas e, em troca, recebiam propina mensal. Os promotores apontam que os crimes aconteciam na Câmara de Dourados há, pelo menos, seis anos.

Câmara de Dourados não elegeu presidente por falta de quórum: 4 vereadores estão presos — Foto: Mônica Dau/TV Morena