Câmara convoca suplentes e Maracaju terá oito novos vereadores

Foto: Divulgação Dracco

A convocação vai estar no Diário Oficial desta sexta-feira, dia 09, os suplentes devem apresentar o Diploma de Suplente em seguida a tramitação legal.

Presidente em exercício convocou os suplentes imediatos dos vereadores afastados pela Justiça sob acusação de corrupção.

O município de Maracaju passará a contar com uma Câmara Municipal com dois terços de seus integrantes renovados. A posse extemporânea dos novos vereadores se dará e função do afastamento dos oito vereadores reeleitos em 2020 e dos três ex-vereadores não reeleitos que ficaram na condição de suplentes.
Inclusive, dois ex-vereadores voltarão ainda que temporariamente aos assentos da Casa: Beto Schwimm, que não conseguiu a reeleição ficando na suplência de Jaferson Lopes na eleição passada e o radialista Rudimar Laurtert (MDB) que foi vereador entre 2009 e 2012 e que ficou na terceira suplência de seu partido.

Já a quinta suplente do MDB, Gracinha Pernambucana, assume o mandato porque o primeiro suplente da legenda, ex-vereador Vergílio da Banca, também está envolvido no caso investigado por autoridades federais e estaduais.
Confira como fica a configuração da Câmara Municipal de Maracaju, após o afastamento de oito titulares:
– Os cinco vereadores que foram eleitos para o primeiro mandato: Gustavo Duó (PP), que por ser vice-presidente, está na presidência da Mesa; Oséias Carvalho, o Oséias Enfermeiro Republicanos), segundo secretário e que com o rebuliço assume a 1ª secretaria; vereador Luciano Fernandes (PSDB); vereador Rener Barbosa (PSDB) e vereador Wilmar da Era do Gelo (Patriota).
– Nelson Lords que entra na cadeira do presidente da Casa, Robert Ziemann (PSDB);
– Professora Rosane Jung que entra no lugar de Laudo Sorrilha (PSDB);
– Celinho Padeiro entra no lugar de Nego do Povo (MDB);
– Rudmar Laurent entra no lugar de Joaozinho Rocha (MDB);
– Gracinha Pernambucana no lugar de Hélio Albarello (MDB);
– Adilson Batista (MDB) no lugar de Antônio João Marçal de Souza, o Nenê da Vista Alegre (MDB)
– Daniel Esquivel no lugar de Ilson Portela, o Catito (eleito pelo DEM) e;
– Beto Schwinn no lugar de Jefferson Lopes (Patriota).

A informação obtida na Câmara Municipal de Maracaju pela reportagem é de que não haverá sessão para a posse dos suplentes convocados. O juramento se dará em reunião reservada na Presidência da Casa.
O ato de convocação dos oito suplentes será publicado no Diário Oficial do Município na edição de amanhã.

Os suplentes permanecerão no cargo pelos 30 dias da suspensão dos mandatos dos vereadores denunciados pela Justiça ou até que eles retomem o mandato ou o que determinar a justiça dai por diante.

FONTE: TUDO DO MS