A comitiva presidencial, liderada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, desembarcou, na quinta-feira (27), em Hanói, capital do Vietnã, onde cumpre agenda até sábado (30). A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, visita a cidade pela segunda vez, para reafirmar os compromissos na área de ciência e tecnologia e ampliar o diálogo no setor.
Na sexta-feira (28), a ministra Luciana Santos participou da cerimônia de boas-vindas, em que o presidente Lula foi recebido pelo presidente da República Socialista do Vietnã, Luong Cuong. Na reunião entre os presidentes e comitiva brasileira, foi assinado um Plano de Ação para Implementação da parceria estratégica.
O plano reúne prioridades do relacionamento bilateral em assuntos como defesa, economia, comércio e investimentos; agricultura e segurança alimentar e nutricional; ciência, tecnologia e inovação; meio ambiente e sustentabilidade; transição energética; cooperação sociocultural e assuntos consulares. A parceria estratégica pretende aprofundar o diálogo político, reforçar a cooperação econômica, intensificar o fluxo de comércio e os investimentos, fortalecer a coordenação em temas da agenda multilateral e impulsionar novas iniciativas de cooperação.
“Brasil e Vietnã compartilham uma trajetória de crescimento e desenvolvimento, e esse compromisso reafirma nosso empenho em construir pontes, impulsionar oportunidades e aprofundar laços estratégicos. Seguimos trabalhando para ampliar parcerias que tragam benefícios concretos para o nosso país”, afirmou a ministra.
Cooperação em Ciência e Tecnologia
Em junho de 2023, a ministra Luciana Santos esteve em um jantar com a embaixadora do Vietnã no Brasil, Pham Thi Kim Hoa, para discutir a implementação do acordo assinado em julho de 2008, expandindo e fortalecendo laços entre a comunidade científica e tecnológica dos dois países.
Em setembro, o primeiro-ministro do Vietnã fez uma visita ao Brasil, onde temas diversos da agenda bilateral foram tratados, incluindo, ciência, tecnologia e inovação, cooperação técnica e educacional, energia renovável, entre outros.
Na ocasião, houve assinatura de quatro acordos: Acordo de Cooperação em Educação; Memorando de Entendimento sobre Cooperação em Defesa; Plano de Ação 2024-2026 para Implementação do Memorando de Entendimento sobre Cooperação Agrícola entre o Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil e o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural do Vietnã; e Plano de Ação 2024-2025 entre o Instituto Rio Branco e a Academia Diplomática do Vietnã.
Em novembro do mesmo ano, a ministra Luciana Santos visitou o Vietnã, onde manteve reunião com o primeiro-ministro Pham Minh Chinh e entregou a carta do presidente Lula por meio da qual aceitava fazer visita àquele país, bem como com o ministro da Ciência e Tecnologia, Huynh Thanh Dat, para discutir iniciativas conjuntas em tecnologias emergentes, semicondutores e inovação, e com dirigentes da Academia de Ciência e Tecnologia do Vietnã (VAST) e do Partido Comunista do Vietnã.
Em novembro de 2024, a ministra também acompanhou o presidente Lula em reunião com o primeiro-ministro vietnamita na reunião bilateral que tiveram durante a Cúpula do G20 no Rio de Janeiro.