O ministro do Esporte, André Fufuca, recebeu na tarde desta terça-feira (25) o embaixador da Arábia Saudita, Faisal Ghulam, para discutir uma cooperação conjunta voltada ao desenvolvimento e fomento do eSports. A Arábia Saudita sediará grandes eventos da modalidade, incluindo a Copa do Mundo, em agosto de 2025, e os primeiros Jogos Olímpicos da categoria, em 2027.
Durante o encontro, Fufuca destacou o crescimento do esporte eletrônico no Brasil. “Pela primeira vez na história, temos uma diretoria específica para essa modalidade e a reconhecemos oficialmente como um esporte. Logo depois, o Comitê Olímpico Internacional (COI) também fez esse reconhecimento e anunciou os Jogos Olímpicos de eSports, o que ratificou a nossa decisão. Atualmente, somos o maior mercado da América Latina.”
O Brasil ocupa a 10ª posição no ranking mundial de consumo de games e é o 5º maior mercado global de jogos mobile. No âmbito do MEsp, em 2024, a pasta criou a Diretoria de Esports que integra a Secretaria Nacional de Apostas Esportivas e de Desenvolvimento Econômico do Esporte, a área é responsável por desenvolver políticas para aprimorar a modalidade, fazer análises de impacto, além de planejar, coordenador e implementar parcerias com órgãos e entidades públicas e privadas.
O embaixador Faisal Ghulam destacou o interesse da Arábia Saudita em colaborar com o Brasil na criação de políticas públicas voltadas ao fomento do esporte. “Temos um relacionamento profundo e histórico com o governo brasileiro e queremos ampliar essa parceria na área esportiva. Atualmente, há vários atletas e treinadores brasileiros atuando em nosso país, e estamos à disposição para fortalecer essa cooperação”, afirmou.
Os eventos internacionais de eSports ocorrerão em um momento de forte crescimento esportivo na Arábia Saudita, que sediou mais de 100 competições internacionais nos últimos anos, abrangendo modalidades como esportes eletrônicos, futebol, automobilismo, tênis e golfe. Desde 2015, o número de federações esportivas no país triplicou, refletindo o intenso investimento no setor. “Hoje, entre 5% e 10% do nosso PIB é destinado ao esporte. Queremos transformar a Arábia Saudita em um polo esportivo global e ampliar ainda mais os investimentos na área”, acrescentou o embaixador.
Ao final da reunião, ficou acordado que as equipes técnicas do Ministério do Esporte e da embaixada darão continuidade às tratativas para definir ações e parcerias em prol do desenvolvimento dos jogos eletrônicos e de outras modalidades esportivas nos dois países.
Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte
Fonte: Ministério do Esporte