Brasil Dando a Volta por Cima: ações do MEsp são destaques em evento do Governo Federal

Foto: Ricardo Stuckert /PR

O ministro do Esporte, André Fufuca, participou da solenidade O Brasil Dando a Volta por Cima, realizada na manhã desta quinta-feira (3), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Com a presença do presidente Lula, ministros, autoridades e integrantes da sociedade civil, o Governo Federal apresentou as principais realizações dos primeiros dois anos de mandato.

Ao longo de 2023 e 2024, o trabalho do governo foi focado na reconstrução de políticas que, além de impulsionar a economia, trouxeram avanços significativos na redução da fome e da pobreza, no acesso ao trabalho e em áreas como educação, saúde, esporte, infraestrutura e relações exteriores.

“O Brasil que dá a volta por cima deixa de ser o eterno Brasil do futuro para ser o Brasil do presente. Um país que investe em saúde, educação e tecnologia, que não bate continência para nenhuma outra bandeira além da verde e amarela e que exige reciprocidade no tratamento”, declarou o presidente Lula, que, durante a cerimônia, assinou decretos e atos governamentais.

O Brasil do Esporte

O esporte voltou a ser prioridade no governo do presidente Lula, com a recriação do Ministério do Esporte, a recomposição do orçamento e o reconhecimento do papel do esporte na inclusão social e na projeção internacional do Brasil.

“Hoje celebramos um Brasil que voltou a enxergar o esporte como uma ferramenta poderosa de transformação social. O esporte não é apenas lazer ou competição; é inclusão, educação e desenvolvimento. Quando investimos no esporte, investimos no futuro do Brasil. Seguiremos trabalhando para que cada jovem, em qualquer canto do país, tenha oportunidades e acesso ao esporte, porque um Brasil forte se constrói com políticas públicas sólidas e compromisso com a nossa gente”, disse o Ministro do Esporte, André Fufuca.

Entre as principais ações da pasta nos últimos dois anos, destacam-se:

Bolsa Atleta ampliado

  • O programa, que sofreu cortes e cancelamentos no passado, agora beneficia um número recorde de 9 mil atletas, incluindo um maior número de paralímpicos. O edital de 2025 terá um aumento de 40,6%, contemplando mais de 10 mil esportistas. Todos os 60 atletas brasileiros que subiram ao pódio nas Olimpíadas de Paris receberam apoio do Bolsa Atleta em algum momento de suas trajetórias.
  • Infraestrutura esportiva reforçada
    Foram concluídas 21 obras de Centros de Iniciação ao Esporte e 539 projetos de infraestrutura. O PAC Seleções prevê a entrega de 501 espaços esportivos comunitários e a realização de 417 novas obras, voltadas para o esporte amador, recreativo e de lazer.
  • Volta do Programa Segundo Tempo
    O programa Segundo Tempo foi retomado para incentivar o esporte educacional, atendendo cerca de 1.500 crianças, adolescentes e jovens, principalmente estudantes da educação básica em escolas públicas. A iniciativa busca oferecer atividades esportivas no contraturno escolar.
  • Futebol Feminino em crescimento
    O governo ampliou o incentivo ao futebol feminino e ao esporte para mulheres, consolidando a conquista para sediar a Copa do Mundo Feminina de 2027. Além disso, foram criadas políticas públicas para incluir o futebol feminino nos programas federais e apoiados pelo governo. Em breve, será lançado um conjunto de 20 Núcleos de Desenvolvimento do Futebol Feminino.
  • Lei de Incentivo ao Esporte
    A Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) bateu recorde de projetos aprovados, ultrapassando a marca de R$ 1 bilhão em captação de recursos no ano passado e beneficiando milhões de brasileiros. A previsão para este ano é a aprovação de 15 mil projetos, impactando cerca de 3 milhões de pessoas.

Clique aqui e confira outros destaques do Governo Federal

Confira mais fotos no Flickr do Ministério do Esporte

Evento Brasil Dando A Volta Por Cima - 03/04/2025

Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte

Fonte: Ministério do Esporte