Brasil colhe 85,3% da soja e planta 99,1% do milho segunda safra, aponta Conab

A colheita da safra de soja 2024/25 no Brasil atingiu, até o último domingo (6), 85,3% da área cultivada, de acordo com o Boletim de Progresso de Safra divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O número representa um avanço de 3,9 pontos percentuais em relação à semana anterior e está 8,9 pontos acima do registrado no mesmo período da safra 2023/24, quando 76,4% da área já haviam sido colhidos. Em comparação com a média dos últimos cinco anos (82,4%), também há um avanço de 2,9 pontos percentuais.

Entre os estados produtores, o Mato Grosso lidera os trabalhos de colheita, com 99,5% da área já colhida. Na sequência aparecem Minas Gerais e São Paulo, ambos com 99%, seguidos por Goiás, com 97%, e Tocantins e Paraná, com 95%.

No que diz respeito à semeadura do milho segunda safra 2024/25, o plantio alcançava 99,1% da área prevista até domingo, um crescimento de 1,2 ponto percentual em comparação à semana anterior. O índice está ligeiramente abaixo do registrado no mesmo período do ciclo anterior, com diferença de 0,4 ponto percentual, e também inferior à média dos últimos cinco anos, com atraso de 0,3 ponto.

Já concluíram o plantio os estados de Goiás, Piauí, Tocantins, São Paulo, Minas Gerais, Maranhão e Mato Grosso. Ainda restam áreas a serem semeadas no Mato Grosso do Sul, com 95% do plantio finalizado, e no Paraná, com 99%.

A colheita do milho verão 2024/25 também avança, alcançando 59,2% da área cultivada, crescimento de 5,9 pontos percentuais em relação à semana anterior. Em comparação com o mesmo período da safra passada (52,9%), há leve atraso de 0,7 ponto percentual. Entretanto, o ritmo está adiantado em relação à média dos últimos cinco anos (54,8%), com um avanço de 4,4 pontos percentuais. O Rio Grande do Sul, principal estado produtor do milho verão, já colheu 86% da área, seguido por Paraná (95%) e Santa Catarina (92%).

Quanto à colheita do arroz da safra 2024/25, os trabalhos chegaram a 61,4% da área plantada até domingo. O ritmo representa um avanço de 8,7 pontos percentuais em relação à semana anterior, com destaque para o adiantamento de 18 pontos percentuais em comparação ao mesmo período da safra anterior e de 5,4 pontos percentuais em relação à média das últimas cinco temporadas. O Rio Grande do Sul, maior produtor nacional do cereal, já colheu 65% da área cultivada.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio