Para resgatar essa tradição e o seu cultivo, a cidade criou o Festival da Guavira, que começa nesta quinta-feira, em sua 20ª edição.
Fruta típica do Cerrado e símbolo de Mato Grosso do Sul, a guavira está incorporada à cultura de Bonito, melhor destino de ecoturismo do Brasil, desde o ato de colher no pé, na beira das estradas de acesso ao destino e nos campos, ao aproveitamento do seu sulco para incrementar novos pratos e enriquecer a gastronomia regional. Para resgatar essa tradição e o seu cultivo, a cidade criou o Festival da Guavira, que começa nesta quinta-feira, em sua 20ª edição.
O evento, que segue até sábado, tem apresentações artísticas na Praça da Liberdade, onde fica o Monumento das Piraputangas, porém a programação foca a gastronomia local com a Cozinha Show, onde são realizados oficinas e experimentos com o aproveitamento da saborosa fruta e a presença de renomados chefs. Este ano, foi criado um concurso de novos talentos da gastronomia bonitense e serão premiados os melhores pratos criados a partir da guavira.
Cata Guavira
Sendo novembro o mês ideal para a colheita da fruta – em Bonito existe o ‘Cata Guavira’, simbolizando o hábito de consumo herdado dos índios terena -, o período é ideal para visitar o destino, conciliando o passeio pelos guavirais, acompanhar o festival e desfrutar das belezas naturais. A programação do evento começa sempre depois das 16h, permitindo agendar passeios matutinos. E mais: é baixa temporada no turismo, com tarifário mais acessível.
Na culinária
Com degustação e acesso gratuito à população e turistas na tenda armada na praça, a Cozinha Show deste ano contará com a participação dos chefs premiados na última temporada do reality show “Sabor à Prova”, da TVMS/Record, de Campo Grande. São eles: Ana Moura (campeã), Jandira Thomasia e Graça de Oliveira. Presença ainda de Edu Rejala, da Capital, e Jack Loureiro e Sylvio Trujillo, donos de badalados restaurantes regionais de Bonito.
A guavira é um dos principais ingredientes na culinária da cidade e as receitas típicas e variadas podem ser encontradas em restaurantes, sorveterias, confeitarias e no café da manhã dos hotéis, desde o prato de file de pintado, lombo de porco e pastel ao molho e calda da fruta, aos sucos, sorvetes, geleias, doces, musse, gelato, licores, sobremesas e ainda a caipirinha, muito apreciada pelos turistas. Pequenos produtores também comercializam a fruta durante o festival.
Maior guavira
O evento organizado pela prefeitura de Bonito realiza, no sábado, o concurso da maior guavira, que obedece a rigoroso regulamento (a fruta não poderá apresentar nenhuma alteração, como enxerto de água), com participação da comunidade local. Este ano haverá apresentação de bandas e grupos de dança e ainda os shows regionais no palco principal de Garoto Cidadão, Festeiros de MS, Bolinha, Kalu, Gilsão e Banda e a dupla Vitor Gregório e Marco Aurélio.
Fonte: Correiodoestado