O 4º Grupamento de Bombeiro Militar de Ponta Porã que possui quatro décadas de excelentes trabalhos prestados à população pontaporanense foi homenageado na manhã desta terça-feira, 4 de julho, na sessão ordinária da Câmara Municipal de Ponta Porã. A homenagem é pelo Dia do Bombeiro Militar e foi proposta pela Vereadora Anny Espínola e pelo Presidente da Casa de Leis, Candinho Gabínio.
A Tenente-Coronel Claudia Karoline, comandante do 4º GBM, utilizou a Tribuna para agradecer pela homenagem e destacar os trabalhos desenvolvidos na cidade. “Aqui em Ponta Porã a Corporação conta com inúmeros equipamentos e viaturas de última geração, desenvolve reconhecidos serviços na área de combate a incêndios, socorro e resgate de vítimas, notadamente de trânsito, além de vistorias técnicas e outras ações preventivas, já são mais de 1.500 ocorrências atendidas somente neste ano de 2023”.
Ela informou que o efetivo é composto por 50 militares. A comandante afirmou que “é justamente com esse efetivo, essa parte humana do Corpo de Bombeiros, que nos congratulamos nesse dia. Soldados abnegados que se dedicam ao salvamento de outras vidas e de seus patrimônios, servindo diuturnamente à sociedade, com o risco das suas próprias vidas, não medindo esforços nem reconhecendo intempéries ou dificuldades. O sucesso do 4º GBM é o somatório do comprometimento de cada um de vocês”.
PASSARELA NA ESCOLA CALVOSO
Na sessão, o diretor da Escola Estadual João Brembatti Calvoso, Professor Marco Aurélio Arce, utilizou a Tribuna Livre. Ele esteve na Casa de Leis para reforçar um pedido formalizado na sessão anterior pelo Presidente da Casa de Leis, Candinho Gabínio, para que a Prefeitura possa construir uma passarela elevada sobre o pavimento da Avenida Brasil, unindo as escolas Calvoso e Ramiro Noronha.
Segundo ele, “temos um fluxo grande de alunos, tanto de manhã quanto à tarde, o que causa transtornos no trânsito e perigo aos nossos estudantes. Já foi construído uma faixa elevada, mas muitos motociclistas não respeitam e já tivemos vários acidentes. Por ali passam diariamente mais de mais de mil alunos. Assim, solicitamos o apoio desta Casa de Leis para que seja construída esta passarela elevada, única solução para os problemas”, declarou o diretor.
O Presidente da Câmara Municipal, Candinho Gabínio, afirmou que todos os parlamentares estarão empenhados em solicitar à Prefeitura a viabilização desta obra.
LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS
Na Ordem do Dia, os parlamentares debateram e votaram, pela primeira vez, a Lei de Diretrizes Orçamentárias, que deverá servir de base para a elaboração do Orçamento Municipal para o ano de 2024. O Projeto de Lei encaminhado pelo Poder Executivo Municipal foi aprovado por unanimidade.