A Estratégia Alimenta Cidades chega a Belo Horizonte (MG) a partir desta quinta-feira (27.02) e segue até sexta-feira (28.02). Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), a iniciativa vai estabelecer um diálogo sobre a agenda alimentar urbana no município.
A diretora de Promoção da Alimentação Adequada e Saudável do MDS, Patrícia Gentil, participará das oficinas, que também contarão com representantes governamentais de outras esferas e membros da sociedade civil. A programação inicia às 9h, no auditório 1 da sede da prefeitura de Belo Horizonte.
A cidade está entre as integrantes do primeiro ciclo da Estratégia Alimenta Cidades. A capital mineira também compõe o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), que, atualmente, tem adesão de mais de 1,4 mil cidades.
O Sisan em Belo Horizonte integra diversas estratégias, com destaque para os Restaurantes Populares, premiados internacionalmente, 17 cozinhas solidárias e as 33 feiras de produtos orgânicos ou de base agroecológica. A partir da Estratégia Alimenta Cidades, o Governo Federal contribui para fortalecer esse sistema, composto por programas e ações de segurança alimentar e nutricional.
Diagnóstico
Com base em estudo elaborado pela Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan) do MDS, é estimado que 85% da população no Brasil vive nas cidades. A Estratégia Alimenta Cidades é criada no intuito de superar os desafios gerados pela urbanização, na garantia do acesso regular a alimentos saudáveis, nutritivos e obtidos por meio de práticas produtivas sustentáveis.
O diagnóstico elaborado pelo MDS, apontou que Belo Horizonte é reconhecida como referência nacional e internacional em políticas públicas de segurança alimentar e nutricional. A cidade implementa diversas ações que garantem o acesso à alimentação de qualidade para a população, especialmente os mais vulneráveis.
Serviço – Estratégia Alimenta Cidades em Belo Horizonte (MG)
Data: 27.2 (quinta-feira) e 28.2 (sexta-feira)
Horário: 9h às 17h
Local: Avenida Afonso Pena, 1212 (prédio da Prefeitura de Belo Horizonte). Auditório 1 – salas 2 e 4.
Assessoria de Comunicação – MDS
Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome