Bataguassu, Corguinho e Sidrolândia celebram aniversário de 70 anos

Foto Assomassul

Shows gospel e sertanejo marcam data festiva

Os municípios de Bataguassu, Corguinho e Sidrolândia celebram 70 anos de emancipação política nesta segunda-feira (11). Em Sidrolândia, a programação é de shows de sertanejo. Bataguassu comemorará com sorteio de loteamento.

Bataguassu está localizado na divisa com o Estado de São Paulo, próximo à foz do Rio Pardo, que deságua no Rio Paraná. De acordo com o último Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a cidade possui 23 mil habitantes. Ainda segundo o instituto, os primeiros habitantes foram espanhóis, que desbravaram a região e posteriormente deixaram a área.

Os primeiros a se estabelecerem nas terras de Bataguassu foram os membros da expedição de Manoel da Costa Lima, que partiram de Campo Grande com o objetivo de conectar Campo Grande e o Estado de São Paulo. Em 1932, a Companhia Viação São Paulo-Mato Grosso se instala na região com o objetivo, também, de explorar a pecuária, colonização e a navegação fluvial pelos rios Paraná, Ivinhema, Brilhante, Pardo e Anhanduí.

O município se desmembrou de Rio Brilhante em dezembro de 1953. No aniversário da cidade, a programação é de sorteio de ordenamento de contemplados em loteamento, às 8h (MS), no Centro de Eventos João Leme.

Corguinho – Corguinho tem 4.783 mil habitantes, conforme último Censo do IBGE. Os registros históricos do município se iniciam em 1931, com a chegada de garimpeiros nos córregos Carrapato e Formiga, afluentes do Rio Aquidauana. Ao longo do século 20, a economia da área, inicialmente centrada na mineração, passou por uma reconfiguração para se concentrar na pecuária e agricultura.

Para celebrar o aniversário de Corguinho, a programação é de show da banda de percussão Wellington César Souza Salgado, Hasteamento de Bandeira e inauguração de obras, nesta segunda-feira. Amanhã (12), a programação é de entrega de títulos de honraria e assinatura de inicio de obras da Câmara Municipal de Vereadores, às 17h30, na Casa de Leis.

Sidrolândia – Sidrolândia possui seus registros históricos datados no século XVll, quando sertanistas bandeirantes desbravaram a região. O município tem predominância da agricultura e da pecuária desde o começo do povoamento, ainda no século 19, com a chegada do mineiro Gabriel Francisco Lopes e familiares que estabeleceram as primeiras fazendas de gado.

Sidrolândia foi desmembrada de Campo Grande e inclui mais dois distritos, Capão Seco e Quebra Coco. Seu nome é uma homenagem ao fundador Sidrônio Antunes de Andrade. De acordo com o Relatório do Coronel Henrique Rohan ao então Governo da Província de Mato Grosso, em 1845, a região chegou a abrigar mais de 100 mil habitantes.

O município possui 47.118 mil habitantes, conforme IBGE. Para comemorar o aniversário do município, o cantor gospel Fernandinho se apresenta na cidade. O horário não foi divulgado.

Fonte: Campograndenews