Aumento de impostos por Waldir Guerra

22/07/2017 05h50

Até a oposição já saiu vibrando por receber mais este motivo para continuar com o “Fora Temer”.

Divulgação (TP)

Você viu? O governo federal aumentou impostos e logo nos combustíveis que certamente irão influenciar os preços dos fretes e, por consequência, a economia como um todo.

Naturalmente você deve ter pensado, assim como também pensei, que tendo em vista a crise política em que o país se encontra o governo não deveria tomar esta atitude. Este governo está pedindo para levar vaias pensamos nos dois. E não deixa de ser verdade porque a FIESP já encomendou outro pato amarelo a fim de protestar contra o aumento de impostos.

Até a oposição já saiu vibrando por receber mais este motivo para continuar com o “Fora Temer”.

Mas veja bem, caro leitor, os banqueiros (nem sei o porquê, mas não gosto de banqueiros e rentistas em geral), esses caras competentes que administram as finanças do governo brasileiro e são capitaneados pelo atual Ministro da Fazenda podem não ter encontrado outra forma para fechar as contas.

Contudo, minha impressão é que eles estão apertando a corda no pescoço dos congressistas para que aprovem a Reforma da Previdência. Se a intenção foi esta, eles estão cobertos de razão, pois é aí que está a solução do problema, aprovar uma boa Reforma na Previdência. Para isso temos o exemplo do Rio de Janeiro que por incompetência administrativa – ou mesmo pela roubalheira dos políticos –hoje não consegue pagar em dia suas contas nem mesmo dos seus funcionários, que dirá, então, dos aposentados.

Na questão das aposentadorias, para exemplificar, constatei um caso de uma saudável jovem senhora de 50 anos que disse estar aposentada no Estado do Rio de Janeiro, mas trabalhadesde 2003, numa loja de venda de peças de aviões em Miami. Nem me atrevi perguntar se nesses 14 anos que estátrabalhando nos Estados Unidos teria continuado a pagar as devidas contribuições porque sua resposta poderia ser outra surpresa ainda maior.

Milhares de exemplos de aposentadorias precoces existem, mas com uma boa reforma na Previdência não poderão ser criadas outras e assim se acabaria com essas regaliasdaqui para frente, pois além de prejudicarem as finanças públicas, essas aposentadorias precoces tiram do trabalho no melhor momento da vida, em relação a sua produtividade, bons funcionários. Ou seja: funcionários se aposentam quando estão na melhor fase produtiva de suas vidas. Claro, saem para prestar serviços a particulares, ou então, para montarem um negócio próprio e aí está um grande prejuízo ao Poder Público.

Além dos escandalosos casos de aposentadorias precoces há um excesso de funcionários que multiplicam suas despesas, como mordomias de todo jeito; férias de três meses ao ano e despesas de toda ordem. Sim, a Reforma da Previdência precisa ser bem-feitanão apenas para que Estados e União possam pagar suas contas, mas para que os governosvoltem a ter capacidade para investir mais em bens comuns como saneamento básico, saúde pública, transporte urbano, educação e em estradas – especialmente em ferrovias.

Depois de uma boa reforma na Previdência vamos lutar para que um novo governo privatize todas as empresas públicas que, como estamos vendo através da Lava Jato, serviram bem até aqui, mas nestes últimos anos tornaram-se cabides de empregos e em roubalheiras de políticos. Se dizendo isso desagrado algum esquerdopata nem lamento porque sei que este aumento de impostos que agora você e eu teremos de arcar é por conta das más administrações de muitos deles.

Membro da Academia Douradense de Letras; foi vereador, secretário do Governo e deputado federal. ([email protected])

Aumento de impostos por Waldir Guerra

Aumento de impostos por Waldir Guerra