Na terça-feira (16), a Prefeitura de Campo Grande inicia uma nova edição do projeto Arte no Paço. O convidado da vez é o professor Darwin Longo, que traz a exposição “Momentos de Campo Grande – MS” com pinturas em aquarela. A mostra, que fica no Paço Municipal, faz parte das comemorações dos 123 anos da Cidade Morena e traz 11 obras do artista que retratam os cantos e encantos da região sul-mato-grossense.
O projeto promove mensalmente artistas plásticos do cenário local é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur). E nesta edição o artista Darwin traz uma diversidade de cores em sua paleta para expressar em cada obra uma história. Nas telas dessa coleção, os visitantes poderão visualizar facilmente as rotinas dos feirantes, ambulantes, ciclistas e transeuntes das comunidades por onde o artista passou.
Mestre e ex-professor universitário, Darwin Longo é também uma referência no meio acadêmico das artes no Estado. Suas obras têm servido como base de estudos para profissionais e entusiastas do segmento e refletem costumes que marcas eras e solidificam a cultura regional. Além de apreciar um pouco desse talento do pintor, o público também poderá adquirir as peças, que estarão à venda e poderão ser retiradas ao fim da exposição. São 10 quadros com medida próxima ao layout A3 (30×42 cm) de aquarela em papel canson e uma pintura maior, de 100×100 cm, em tinta acrílica sobre tela.
O prédio do Paço Municipal está localizado na Avenida Afonso Pena, 3.297, no Centro. A visitação ocorre de segunda a sexta-feira, entre as 8h e 18h, e a entrada é gratuita.
Sobre o artista
Darwin Antonio Longo de Oliveira é natural de Votuporanga (SP), mas reside em Mato Grosso do Sul desde a década de 80. Ele é graduado em Desenho pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, com especialização em Metodologia do Ensino Superior e mestrado em Educação Brasileira – com a defesa da Dissertação “Metapintura: Conhecimento e Estudo da Pintura”.
Foi Professor de Desenho e Pintura do curso de Artes Visuais da UFMS entre 1982 e 2013, ano de sua aposentadoria. Durante esse período, Darwin fez inúmeras exposições de suas pinturas e acrílicos sobre tela, focando geralmente em temas urbanos e colocando o homem em seu cotidiano. Suas obras costumam retratar principalmente os aspectos da nossa capital, como na mostra “Momentos de Campo Grande – MS”, que inicia na terça-feira (16) no Paço Municipal.