O comparativo entre janeiro e março de 2024 e 2025 revela que, neste ano, foram apreendidas 116 toneladas de drogas, enquanto no ano passado foram 46 toneladas.
O número de drogas apreendidas em Mato Grosso do Sul aumentou 151% de janeiro a março deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado (Sejusp).
Conforme as informações, a droga apreendida em maior quantidade foi a maconha, com 114 toneladas. Em segundo lugar, foram apreendidas 2,2 toneladas de cocaína e quase 2 toneladas de pasta base de cocaína.
O secretário-executivo da Sejusp, Wagner Ferreira da Silva, relaciona o aumento nas apreensões ao aperfeiçoamento das atividades da polícia e ao maior investimento que vem sendo feito na região de fronteira, com a aquisição de drones com visão térmica e melhor capacidade de observação.
Além disso, a implementação de alguns sistemas de registro tem possibilitado uma maior compreensão do cenário. Segundo ele, o crime organizado também mudou a forma de introduzir os entorpecentes no Brasil, o que tem provocado uma série de modificações no cenário nacional.
“Em Mato Grosso do Sul, por exemplo, tivemos um acréscimo de 36% na apreensão de cocaína depois da instalação de radares na fronteira. A principal tática era a introdução do entorpecente por via aérea, mas passou a ocorrer por via terrestre, e nós entendemos esse movimento do crime organizado e nos aperfeiçoamos”, destacou.
Fonte: G1 MS