Após mulher esperar 24 horas por soro antiofídico, Neno Razuk solicita compra de medicamento em Corumbá

SONY DSC

Na região de Corumbá é comum os acidentes com animais peçonhentos, e o tempo de aplicação do soro antiofídico é essencial para salvar vidas.                                             

Neno Razuk, deputado estadual pelo PL de Mato Grosso do Sul, solicitou à secretária municipal de saúde Beatriz Silva Assad, que seja feita a distribuição com urgência do soro para os hospitais e unidades de saúde do município.

“Quando acontece um acidente de picada de cobra, por exemplo, é uma corrida contra o tempo. Fomos informados pela família de uma paciente que ao ser picada por  uma cobra e encaminhada para um hospital, houve a espera de quase 24 horas para receber o soro antiofídico, pois não havia disponível na unidade”, contou o parlamentar sobre o pedido.

Para ele, é preciso que o atendimento seja imediato. “É um medicamento que caracteriza a imunização passiva e é um anti-veneno tão importante que está na lista de medicamentos essenciais da OMS. Com a incidência de picadas de animais peçonhentos na região, é de grande importância que se tenha disponível em estoque para atender à população”, afirmou Neno sobre a prerrogativa da Organização Mundial de Saúde.

A solicitação foi enviada por meio de indicação com cópia ao prefeito Marcelo Iunes.