A gafe veio à tona quando, esta semana, uma internauta pediu para a ferramenta fazer um mapa do Brasil e se decepcionou com o resultado.
Como se não bastasse os próprios brasileiros cometerem erros constantes envolvendo Mato Grosso do Sul, a inteligência artificial mostrou que também dá seus vacilos quando tem a missão de identificar o Estado no mapa do Brasil.
Mesmo com todos os recursos avançados capazes de gerar imagens complexas e detalhadas, além de ter um banco de dados completo que responde perguntas difíceis em instantes, o Chat GPT não consegue reconhecer MS como um Estado brasileiro.
A gafe veio à tona quando, esta semana, uma internauta pediu para a ferramenta fazer um mapa do Brasil e se decepcionou com o resultado. Apresentando erros reveladores, o modelo criado pela inteligência artificial viralizou nas redes sociais e ocasionou uma onda da criação de mapas, que só confirmaram os deslizes.

Tudo, menos Mato Grosso do Sul
Em diversas versões de mapas do Chat GPT, MS virou “MT”, “Distrito Federal”, “Goiás“, “Goverai Deitrial”, “Só Paulo”, “Matoo Brosso” e outros incontáveis nomes. O Estado ganhou todas as alcunhas possíveis, menos a verdadeira: Mato Grosso do Sul.
Várias unidades federativas do Brasil tiveram seus nomes “alterados” pelas artes da I.A, mas chama atenção o fato da inteligência artificial não escrever “Mato Grosso do Sul” em nenhuma das versões compartilhadas.
O Jornal Midiamax fez o teste e pediu para o Chat GPT criar mapas do Brasil. Tal como internautas já haviam constatado, nenhuma resposta identificou a região sul-mato-grossense com o título correto. Até quando é orientado a fazer um mapa do Brasil com MS, o Chat erra. É como se a ferramenta não reconhecesse Mato Grosso do Sul como um Estado do país.
Veja exemplos:




Gafes reforçam que inteligência artificial ainda não substituiu humanos, como muitos afirmam
Enquanto elabora respostas rebuscadas com informações precisas, gera em minutos imagens que humanos levariam horas para editar ou desenhar, e desempenha tantas outras competências com mais agilidade, precisão e assertividade que muita gente, o Chat GPT ainda não consegue fazer um mapa tão simples sozinho.
Ainda que haja um banco de informações completo à sua inteira disposição, a ferramenta falha ao se mostrar incapaz de realizar uma solicitação básica.
Boba, a gafe expõe que o recurso não é tão confiável assim e ajuda a reforçar a importância da não automatização completa de serviços, bem como prova que a supervisão humana ainda não é substituível a esses meios.
Fonte: Midiamax