Ameaçado de extinção, jabuti-piranga é abandonado no Parque dos Poderes

Reprodução, Arquivo Pessoal

O jabuti-piranga é uma espécie ameaçada de extinção devido à caça ilegal e à perda de habitat devido ao desmatamento.

Enquanto muitos estavam na correria de preparar a ceia de Natal na última terça-feira (24), o agente patrimonial Rodrigo Baruki trabalhava no Parque dos Poderes. E esse seria mais um dia comum do ofício, se não fosse a repentina necessidade de salvar um pequeno jabuti-piranga, abandonado, inesperadamente, no Parque dos Poderes.

Ao Jornal Midiamax Rodrigo conta que estava na guarita quando percebeu uma mulher parar um HB20 prata na Avenida Desembargador Leão Neto do Carmo. Rapidamente ela desceu do veículo, atravessou a rua e deixou no gramado algo que de longe o agente não soube identificar.

Intrigado, Rodrigo desceu em direção ao objeto deixado, já pensando em interrogar a mulher. No entanto, percebendo que alguém havia presenciado a cena, ela voltou para o veículo correndo, sem prestar qualquer satisfação. Quando chegou mais perto, foi que percebeu: tratava-se de um jabuti.

O jabuti-piranga é uma espécie ameaçada de extinção devido à caça ilegal e à perda de habitat devido ao desmatamento. Ao perceber que se tratava de um animal jovem e visivelmente domesticado, Rodrigo acionou a PMA (Polícia Militar Ambiental), que realizou o resgate.

“No dia até tentei puxar um zoom da placa do carro dela, mas ela foi rápida e já tinha ultrapassado outro carro”, explica. “Quando a PMA chegou, até cogitaram soltar no parque, mas viram que ele era muito dócil e provavelmente dependente, então levaram para o Cras”, afirma.

O jabuti-piranga é uma das espécies mais conhecidas no Brasil. Sua alimentação inclui diversos frutos, insetos, folhagens e flores. São animais dóceis, que vivem por muito tempo, podendo chegar aos 100 anos.

Fonte: Midiamax