Amambai: Julgamento do acusado de matar Dirceu Lanzarini será nesta sexta-feira (30)

Foto: TJ-MS

Amanhã, sexta-feira (30), será um dia que passará para a história da cidade de Amambai, pois estará sendo levado ao banco dos réus do Fórum da cidade,  Luiz Fernandes, o “Luiz Paraguaio”, 55 anos, acusado de matar a tiros, em fevereiro do ano passado (2020), seu patrão, o ex-prefeito de Amambai, Dirceu Luiz Lanzarini.

A reportagem do Pontaporainforma esteve conversando via telefone com algumas pessoa na cidade de Amambai para saber como está o clima com relação ao julgamento. A família não  se manifestou a respeito, mas falando com pessoas próximas, eles disseram que os familiares acreditam que a justiça será feita e que o  Tribunal do Júri estará condenando o acusado em todos os crimes que ele está sendo denunciado e a expectativa fica quanto a pena que será aplicada.

Segundo um morador que pediu para não ser identificado, desde o momento em que foi divulgada a pauta do julgamento e o caso ‘Dirceu Lanzarini’ estava pautado, houve uma grande agitação dos grupos de Whatsapp e nas redes sociais, todos falando a respeito do julgamento, como, quem seriam as pessoas que estariam compondo o corpo de jurados, como estará atuando a acusação a cargo da promotoria, e qual será a tese da defesa, e também a respeito do acesso das pessoas a sala de julgamento, uma vez que devido a pandemia, o acesso será facultado somente aos jurados,  testemunhas,  advogados, promotor e o juiz que cuida do caso.

Uma das pessoas ouvidas pela reportagem disse que ficou triste quando soube do julgamento, porque esperava uma comoção maior por parte da população. Segundo ele, as manifestações foram muito tímidas por parte de pessoas que eram tidas como amigas de primeira linha de Dirceu Lanzarini, chegando a dizer que “esqueceram dele muito rápido, vendo o que estão comentando, nem parece que ele foi prefeito da cidade por três mandados e que fez um ótimo trabalho como prefeito, quando estava ai na cidade, quando chegava aos lugares era uma grande festa, agora a repercussão de que o acusado pela sua morte vai acontecer, foi como uma pessoa comum da sociedade foi morta, fiquei chateado” completou.

Outro morador informou que está sendo organizado uma manifestação por parte de amigos e ex-companheiros políticos de Lanzarini em frente a entrada do prédio do Tribunal do Júri que fica na rua da Republica, fundos do Fórum, isso para o momento em que o acusado estará sendo levado para o local.

Amambai: Julgamento do acusado de matar Dirceu Lanzarini será nesta sexta-feira (30)

O crime:

Dirceu Lanzarini, de 62 anos, morreu na tarde do dia 24 de fevereiro do ano passado, após ser baleado na cabeça no período da manhã em sua fazenda em Amambai.

O genro do ex-prefeito, que estava com ele na caminhonete, Kesley Aparecido Vieira Matricardi, na época com 33 anos, também foi ferido durante o atentado, mas mesmo baleado, conseguiu dirigir por cerca de 25 quilômetros até a cidade de Amambai e buscar socorro.


Luiz Paraguaio, que trabalhava há dez anos com o ex-prefeito em sua propriedade rural, ficou foragido por 18 dias depois da acusação de ter praticado o crime e acabou preso após se entregar à polícia na presença de seu advogado.


Nesse período de mais de um ano na prisão, ele teve pedidos de habeas corpus negados pela Justiça e permanece recolhido na PAM (Penitenciária de Amambai) a espera do julgamento.

Amambai: Julgamento do acusado de matar Dirceu Lanzarini será nesta sexta-feira (30)

Denúncia do Ministério Público


Pela denúncia oferecida pelo Ministério Público e recebida pela Justiça, Luiz Paraguaio vai responder, durante o julgamento desta sexta-feira (30) por quatro crimes.


Homicídio duplamente qualicado, mediante recurso que dicultou a defesa da vítima e motivo fútil, no caso do assassinato de Dirceu Lanzarini e por tentativa de homicídio, com as mesmas qualicadoras, em relação ao genro do ex-prefeito.

De acordo com a denúncia oferecida pelo Ministério Público, Luiz Fernandez também responderá por porte ilegal de arma, em relação ao revólver calibre 38 supostamente utilizado para matar o ex-prefeito e ferir seu genro e também por posse ilegal de arma e munição, já que na casa onde o acusado residia, na fazenda de propriedade de Dirceu Lanzarini, onde ocorreram os fatos, a Polícia Civil de Amambai, que realizou as investigações do caso, encontrou e apreendeu um rifle calibre 22 e munições calibre 38 de origem estrangeira.

Dirceu Lanzarini, que era engenheiro agrônomo e produtor rural, administrou Amambai por três mandatos e na época de sua morte ocupava o cargo de assessor especial do gabinete de gestão política do Governo do Estado, em Mato Grosso do
Sul.

A sessão de julgamento está prevista para acontecer a partir das 9h da manhã desta sexta-feira, 30 de abril, no edifício do Tribunal do Júri, anexo ao Fórum, em Amambai.

Amambai: Julgamento do acusado de matar Dirceu Lanzarini será nesta sexta-feira (30)

Redação com informações da AGAZETANEWS