Os alunos do 38º Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, polo de Ponta Porã, participaram de uma intensa e estratégica instrução ministrada pela equipe do Batalhão de Choque da PMMS. A capacitação, que faz parte da formação profissional dos futuros policiais, proporcionou aos alunos uma vivência realista, voltada para atuação em situações de alto risco e controle de distúrbios civis.
Durante o treinamento, os alunos soldados passaram por atividades teóricas e práticas que incluíram técnicas de controle de distúrbios, abordagem em situações críticas, progressão em ambientes de risco, técnicas de imobilização, uso diferenciado da força e atuação em grandes eventos. A instrução também abordou a importância do trabalho em equipe, disciplina operacional e a tomada de decisões rápidas sob pressão — competências essenciais para o Policial Militar.
Sob a supervisão dos instrutores do Batalhão de Choque, os alunos puderam vivenciar simulações realistas que exigiram preparo físico, controle emocional e comprometimento com a missão de servir e proteger a sociedade.
Segundo o Comandante do 4° Batalhão de Policia Militar, Major QOPM Ryo Sato, “essa etapa representa um marco fundamental na preparação dos novos policiais. O treinamento com o Choque proporciona ao aluno uma visão mais completa da missão policial, reforçando valores como coragem, disciplina e respeito aos direitos humanos”, destacou o Major.
Com essa formação, os alunos do 38º Curso de Formação de Soldados da PMMS estão ainda mais preparados para atuar com excelência e segurança em defesa da sociedade sul-mato-grossense.
Assessoria de Comunicação Social do 4° BPM/CPA 4