Alunos da Agetran Mirim participam de corrida com futuros soldados da Polícia Militar em Ponta Porã

Pontaporainforma

O evento marcou mais uma etapa do trabalho desenvolvido pela Escola Municipal de Trânsito que, por meio do programa Agetran Mirim

Na tarde desta sexta-feira (11), alunos do projeto Agetran Mirim de Ponta Porã participaram de uma atividade especial na sede do 4º Batalhão da Polícia Militar. Juntos aos estudantes do 38º Curso de Formação de Soldados – Polo de Ponta Porã, eles integraram uma corrida coletiva que simbolizou a integração entre educação, disciplina e cidadania.

O evento marcou mais uma etapa do trabalho desenvolvido pela Escola Municipal de Trânsito que, por meio do programa Agetran Mirim, oferece formação complementar a crianças e adolescentes no contraturno escolar. Segundo o coordenador pedagógico Anderson André Nunes Trindade, o projeto atende atualmente 89 alunos em Ponta Porã e 62 na região de Sanga Puitã.

As atividades ocorrem três vezes por semana (segunda, quarta e sexta) em Ponta Porã e às quintas-feiras em Sanga Puitã. Os horários são adaptados conforme o turno escolar dos alunos, com aulas das 8h às 11h para quem estuda à tarde, e das 14h às 17h para os que estudam pela manhã. Em Sanga Puitã, as atividades seguem a mesma lógica de horários.

O programa é totalmente gratuito e conta com apoio da Prefeitura Municipal, que fornece alimentação, além de parcerias com os Defensores da Fronteira, responsáveis por auxiliar na aquisição dos uniformes. “A matrícula é simples, basta o responsável apresentar CPF, RG e preencher o cadastro. Embora o foco seja para crianças e adolescentes entre 10 e 17 anos, também há vagas para alunos mais novos, a partir dos 8 anos”, explicou o coordenador.

Com carga horária de 240 horas, o curso tem como objetivo principal formar futuros profissionais e cidadãos conscientes sobre suas responsabilidades no trânsito. “Durante o curso, eles aprendem tudo sobre as leis de trânsito e estão prontos para aplicar esse conhecimento no cotidiano”, destacou André.

O projeto é supervisionado pela Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), sob a gestão do Secretário Municipal de Segurança Pública, Candinho Gabino. A iniciativa tem ganhado reconhecimento por promover educação para o trânsito e cidadania desde a infância, construindo uma geração mais consciente e comprometida com a sociedade.