O primeiro foi inaugurado em março, na comunidade Waimiri-Atroari, em Roraima
A Receita Federal inaugurou um PAV (Ponto de Atendimento Virtual) em terras indígenas no município de Amambai. É o segundo ponto instalado em comunidades de povos originários do País. O primeiro foi inaugurado em março, na comunidade Waimiri-Atroari, em Roraima.
Inaugurado na 4ª feira (dia 16), o novo serviço está localizado na Aldeia Amambai-Guapoy e atenderá também as aldeias de Limão Verde e Jaguari. As três comunidades abrigam mais de 13 mil indígenas guarani kaiowa, o equivalente a 34% da população de Amambai, que tem 39 mil habitantes.
“É um momento histórico para a Receita Federal, que traz seus serviços para este povo, pelo qual temos muito respeito e gratidão”, afirma o superintendente da Receita Federal na 1ª Região Fiscal, auditor-fiscal Antonio Henrique Lindemberg.
No local, a indígena Adrieli Romero Morales, 26 anos, vai responder às principais dúvidas da comunidade sobre os serviços oferecidos pela Receita Federal.
Ao falar sobre a nova experiência, Adrieli fez questão de explicar como se diz “atendimento” em guarani, como forma de homenagear os responsáveis pelo projeto: “nhenhagárekoha”.
Para o cacique Flaviano Franco, o novo ponto de atendimento reduzirá as idas e vindas dos moradores entre as aldeias e a cidade, cujo percurso é feito basicamente em motocicletas.
Ele destacou que os problemas relacionados ao CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) e a outros serviços serão resolvidos dentro da própria aldeia, com atendimento preferencialmente na língua nativa.
“Recebemos o projeto da nossa área de atendimento em Campo Grande e, imediatamente, autorizamos o andamento. Vimos que era algo necessário e hoje estamos aqui para entregar este espaço tão sonhado por muitos”, afirmou o delegado da Receita Federal em Campo Grande, auditor-fiscal Zumilson Custódio da Silva.
Fonte: Campograndenews