Agnaldo Pereira Lima defende criação de Centro de Apoio aos Idosos

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Porã, Vereador Agnaldo Pereira Lima, solicitou, por meio de uma indicação apresentada na sessão ordinária 25 de março, a implantação e criação de um centro de apoio destinado a idosos, oferecendo atendimentos durante o dia.

Agnaldo Pereira Lima entende que “a proposta de implantação de um centro de apoio para idosos com atendimento no período diurno, surge da crescente necessidade de atender à população idosa do município, que demanda cuidados, atividades e suporte. O projeto visa oferecer um espaço dedicado ao bem-estar na terceira idade, considerando o envelhecimento da população, a necessidade de suporte familiar e o combate ao isolamento social”.

O parlamentar acrescentou que “o centro de apoio oferecerá atendimento médico, acompanhamento nutricional, fisioterapia, atividades culturais, apoio psicológico e um espaço de convivência. A iniciativa busca proporcionar um envelhecimento ativo e saudável, melhorando a qualidade de vida dos idosos, apoiando as famílias e gerando um impacto social positivo na comunidade.”

A indicação contendo o pedido do Vereador Agnaldo, foi encaminhada ao Prefeito Eduardo Campos com cópias para a Secretária Municipal de Cidadania e Inclusão Social, Dilma da Silva, ao Secretário Municipal de Obras e Urbanismo, Joanilson Zeferino dos Santos e ao Secretário Municipal de Administração, Senhor Wesley Tolentino de Souza.

MÉDICO NEONATOLOGISTA NA REDE PÚBLICA

Na sessão, o Presidente da Casa de Leis também apresentou indicação, solicitando ao Prefeito Eduardo Campos, a contratação de um médico neonatologista para a rede básica de saúde do SUS – Sistema Único de Saúde em Ponta Porã.

Segundo ele, “a ausência deste profissional especializado tem gerado grande preocupação, comprometendo o atendimento adequado à recém-nascidos em situação de risco e, a qualidade dos serviços de saúde prestados à comunidade. A demanda por serviços de neonatologia tem aumentado, e a falta de um profissional capacitado pode levar à necessidade de transferências de pacientes para outros municípios, além de impactar negativamente o atendimento pré e pós-natal”.

Agnaldo Pereira Lima entende que “a contratação de um neonatologista traria benefícios significativos, incluindo atendimento especializado a recém-nascidos em risco, redução da necessidade de transferências, melhoria da qualidade do atendimento pré e pós-natal e potencial redução da mortalidade neonatal. A presença deste profissional fortaleceria a rede de saúde local, garantindo um cuidado mais completo e eficiente para as famílias de Ponta Porã.”

A indicação contendo o pedido foi encaminhada ao Prefeito Eduardo Campos e ao Dr. Daniel Lima Kayatt, Secretário Municipal de Saúde.