25.5 C
Ponta Porã
quarta-feira, 18 de setembro, 2024
InícioBrasil & MundoAFCON 2025: O que é e equipes a serem observadas

AFCON 2025: O que é e equipes a serem observadas

Recentemente, em janeiro de 2024, a população africana pode assistir ao AFCON, ou Campeonato Africano das Nações, em sua 34ª edição, que representou o ano de 2023. O remanejo da competição, anteriormente marcada para junho e julho de 2023, ocorreu em função de preocupações climáticas durante o verão na Costa do Marfim. Importante evento do calendário africano, a disputa já colocou os olhos e a expectativa do país voltados para a próxima edição, que está marcada para 2025. Saiba mais sobre ela e conheça os times que vale a pena ficar de olho a seguir.

O Campeonato

O Campeonato Africano das Nações, também conhecido como CAN, pode ser considerado um grande evento no calendário do futebol mundial. Realizado na África, é a maior competição de futebol do continente. Organizado pela Confederação Africana de Futebol (CAF), o evento teve sua primeira edição no ano de 1957 e, desde 1968, passou a ter edições realizadas a cada dois anos. Em 2024, a seleção anfitriã, Costa do Marfim, foi a vencedora, vencendo a Nigéria em uma final emocionante, tornando-se a campeã da AFCON 2023.

Edição 2025: país sede e expectativas

A próxima edição, marcada para 2025, já tem local escolhido para acontecer: Marrocos. O país foi escolhido principalmente pela qualidade de sua rede hoteleira e, também, de seus estádios. A escolha de Marrocos não foi uma surpresa, pois sua infraestrutura privilegiada já dava indícios de seu favoritismo para ser sede do evento. A competição será disputada em seis cidades, Rabat, Casablanca, Marrakec, Fes, Tânger e Agadir. A realização do evento em Marrocos enche o público de expectativas e um verdadeiro espetáculo do futebol é esperado.

Times para ficar de olho

A cada dois anos, o AFCON, ou CAN, reúne 24 seleções que são divididas em grupos. Em um turno único, se enfrentam dentro das chaves. As duas mais bem ranqueadas de cada grupo e as quatro melhores terceiras colocadas se classificam para as próximas fases, que seguem uma lógica de “mata-mata”, até o final da competição. Para 2025, algumas seleções já despontam como favoritas, especialmente em função de seu histórico consagrado na história da competição. É o caso do Egito, que já venceu 7 vezes, de Camarões, que levou 5 vezes a taça e Gana, que foi a campeã em três oportunidades.

O Egito tem uma equipe repleta de talentos e uma tradição consagrada no torneio. Um corpo técnico e uma equipe experiente, somados a técnicas bem definidas, tornam essa seleção uma das favoritas. Além do Egito, a Seleção de Camarões acumula palpites sobre seu favoritismo, especialmente por seus atletas talentosos e seu ótimo desempenho nas últimas edições. Por fim, Gana aparece como um dos favoritos pelo momento que o time está vivendo. Em fase de reconstrução, a equipe está em busca da retomada de seus níveis de excelência em campo e, por isso, promete uma dedicação grandiosa para a competição.

Impactos no continente Africano

Competições desse tipo representam impactos positivos no futebol africano e, também, para o povo que vive no continente. Além de oferecer espaço para que os jogadores se destaquem à níveis internacionais, ela muitas vezes contribui para o desenvolvimento das nações, para o aumento da visibilidade do esporte e, também, para o estreitamento das relações entre os povos.

Além disso, diversos setores da economia são movimentados com a realização de eventos desse tipo, é o caso do turismo e das apostas online, por exemplo. Outro mercado que é diretamente impactado por competições dessa magnitude é o ramo da construção, afinal, um dos primeiros passos para preparação dos locais é a melhoria nos estádios, nas infraestruturas de transporte e, também, na rede hoteleira como um todo – embora estes itens já estejam bastante avançados ao falarmos de Marrocos, sede da próxima edição.

Conclusão

Torcedores e fãs de todo o continente e do mundo estão ansiosos para testemunhar mais esse grande passo no futebol mundial, especialmente no continente africano. Embora a competição esteja agendada apenas para o final de 2025, as expectativas já estão criadas e, aos poucos, o povo africano está se conectando e ficando à espera do campeonato. Com tantos impactos possíveis e com toda a expectativa gerada, a edição 2025 promete deixar sua marca na história da competição e tornar-se uma verdadeira referência para suas futuras realizações.