O objetivo é verificar as condições de segurança do aeródromo, para homologação.
Fechado para reforma desde maio de 2021, o Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, em Dourados, recebeu nesta terça-feira (10) a vistoria do Grupo Especial de Inspeção em Voo, da Aeronáutica Brasileira. O objetivo é verificar as condições de segurança do aeródromo, para homologação.
Luiza Deusdará, diretora de investimentos do Ministério de Portos e Aeroportos, informou que a inspeção, em última análise, é a homologação do Papi (em Inglês “Precision Approach Path Indicator”), ou “Indicador de Precisão da Trajetória de Aproximação”, em português. O sistema auxilia os pilotos no processo de aterrissagem, proporcionando pouso preciso e seguro.
Segundo a diretora, em aproximadamente uma semana a Aeronáutca deverá expedir o relatório do procedimento no aeroporto de Dourados. Se for aprovado, o “Francisco de Matos Pereira” será homologado.
“Pedimos à Aeronáutica para que agilizasse o procedimento, a partir do qual o aeroporto de Dourados será liberado para receber aviões de grande porte, como os jatos”, explicou Luiza Deusdará. Após essa fase, ainda faltará a homologação dos equipamentos de meteorologia, o que poderá acontecer nos próximos dias.
“Estou muito feliz com mais esse encaminhamento. Todo esse tempo com o aeroporto douradense desativado trouxe enormes prejuízos tanto para a população quanto para o desenvolvimento de toda região da Grande Dourados. Estamos atentos, cobrando e fazendo a nossa parte para que a reativação aconteça o mais breve possível”, disse o deputado federal Geraldo Resende (PSDB).
A obra – A reconstrução da pista do aeroporto foi feita pelo 9º Batalhão de Engenharia de Construção do Exército Brasileiro. Iniciada em maio de 2021, a obra foi concluída em julho de 2024. Após a conclusão, a prefeitura transferiu a administração do aeroporto para a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária).
Orçada em R$ 16 milhões, a obra incluiu terraplanagem, construção de sistemas de drenagem, instalação de redes elétricas e hidráulicas, pavimentação, construção do pátio de aeronaves, sinalização e demarcação de áreas, instalação de sistemas de navegação aérea, comunicação e iluminação. A pista totalmente refeita tem 2.000 metros de extensão por 30 metros de largura.
Fonte: Campograndenews