“E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas” (Gn 1.2).
O Espírito Santo é uma pessoa, assim como Deus Pai e Deus Filho. Três pessoas distintas, mas em unidade (Mt 28.19; 2ªCo 13.13). O Espírito é Deus (Gn 1.2; Jo 4.24). Salmo 139: V. 1: “Senhor”; v. 4: “Ó SENHOR”; versículo 7: “Para onde me irei do teu Espírito ou para onde fugirei da tua face?”. Procede de Deus: “Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito da verdade, que procede do Pai, testificará de mim” (Jo 15.26). Ananias mentiu para o Espírito Santo: At 5.3; para Deus: versículo 4; tentou o Espírito do Senhor: v. 9.
Deus é Espírito: “Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade” (Jo 4.24). Onde está o Espírito Santo, está Deus, porque o Espírito Santo é Deus: “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (1ªCo 3.16). O Espírito Santo liberta: “Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade” (2ªCo 3.17).
Quando cremos, somos preparados para ser morada de Deus no Espírito: “No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito” (Ef 2.22). O Espírito Santo é Eterno, é o Deus Vivo (Hb 9.14). Já vimos que o Espírito Santo é Deus; e Jesus disse que Ele (Jesus) e Deus, são um: “Eu e o Pai somos um” (Jo 10.30).
Deus Pai, Deus Filho, formam um só Deus no Espírito Santo!
O Espírito Santo é inteligente e criativo (Gn 1 e 2). O homem é inteligente, criativo, semelhante a Deus, mas não igual a Deus. Exemplo: O homem tira água das fontes, dos rios e das profundezas da terra, mas não cria água. O homem semeia a semente, mas não cria a semente, nem consegue fazer germinar na terra; só Deus faz isso! O homem se reproduz e cuida das criaturas de Deus para se reproduzirem, mas quem dá a vida é Deus! O homem mata seres humanos, mas não mata a alma nem o espírito.!
O Espírito Santo tem sentimento: “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da redenção” (Ef 4.30); “Então, disse o Senhor: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem, porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos” (Gn 6.3). “Então, arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra, e pesou-lhe em seu coração” (Gn 6.6).
Tem ciúmes: “Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor, teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia em milhares aos que me amam e guardam os meus mandamentos” (Êx 20.3-6). “Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes?” (Tg 4.5). O Espírito Santo é a terceira Pessoa da Trindade Divina. Graças a Deus!