A igreja está sendo julgada? por Eloir Vieira

“Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal” (2ªCo 5.10).

Todos os cristãos comparecerão no Tribunal de Cristo! Esta será uma reunião solene onde cada crente vai saber o que lhe está reservado! Alguns, receberão galardões (prêmios, recompensas) pelo seu trabalho para o Reino. Outros, não receberão nada, porque nada fiseram: “A Lei e os Profetas duraram até João; desde então, é anunciado o Reino de Deus, e todo homem emprega força para entrar nele” (Lc 16.16).

Esse evento acontecerá em seguida à ressurreição e arrebatamento da igreja. Os crentes que morreram crendo, e os que estiverem vivos nesse dia, vivendo em comunhão com cristo, se reunirão com Jesus nos ares no céu acima das nuvens: “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor” (1ªTs 4.16,17).

A igreja está sendo julgada hoje, agora, durante seu tempo na terra no desempenho da sua função. A igreja é composta pelas pessoas que creem e obedecem a Deus, praticando os ensinamentos do evangelho do Senhor: “Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus?” (1ªPe 4.17).

O trabalho de cada um já está sendo provado. Se resistir às tentações e provações, terá galardão; ao contrário, não receberá nada, mas será salvo; porque a salvação é pelo sacrifício de Jesus, e não pelas obras: “E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, a obra de cada um se manifestará; na verdade, o Dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo. Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (1ªCo 3.12-16).

Detrimento: Dano moral ou material; prejuízo, perda! Enquanto trabalha, a igreja passa por lutas e aflições; sofre tentações e provações; mas os vencedores serão recompensados: “Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono. Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas” (Ap 3.21,22).

No tribunal de Cristo, os cristãos não serão condenados, mas avaliados! A igreja está salva, pois, quem viveu em comunhão com Deus, até sua morte, ou arrebatamento, não será condenado: “Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito” (Rm 8.1).

Eloir Vieira